terça-feira, 27 de março de 2012

UMA SÃO LUÍS, UM VEREADOR, UM RADIALISTA....

Com Felipe Klamt
Em geral, os vereadores ficam focados nas formas de captação de recursos e obras que mantenham os seus bairros eleitorais. Lamentavelmente a população não compreende o papel de legislador dos parlamentares municipais, mais do que indicar as obras estruturantes nas zonas da capital a sua principal função está no fiscalizar a aplicação de verbas pelo executivo.
Equivocadamente, talvez por comodismo do interesse, não exercem as obrigações do mandato simplesmente aderindo à bancada do prefeito ou fazendo de conta que o processo determinado pelo gestor público não deve passar aos seus olhos e a sua voz contundente de reflexão não precisa ecoar.

 
Na câmara de São Luís assistimos diariamente os vereadores reunidos para aprovar as vontades do prefeito Castelo, verdade que ainda existe a oposição.O comunista Geraldo Castro tenta alcançar com qualidade uma versão de fiscalizador propositivo. Ocupando, pela segunda vez, a função de vereador conseguiu incomodar a maioria com os pesados pronunciamentos.
Para completar o processo de homem popular foi encarar o microfone do nada fácil radialista Sérgio Murilo, na rádio Capital, era cada pergunta do polemico entrevistador e dos seus ouvintes que a temperatura ficou sempre em alta.


A conversa começou com os 90 anos do PCdoB e seus fatos históricos, caminhou para a total falta de sensibilidade do poder municipal em relação às drogas, passando pelo obscuro processo de transparência do dinheiro da população pelas mãos do Castelo com a sua equipe e chegando ao escândalo do sucateamento da educação e o seu resultado com a suspensão das aulas e a greve dos professores.

Nada faltou na entrevista, principalmente quando o vereador Geraldo Castro anunciou uma indicação e a decisão de trabalhar para que o governo estadual deixe de cobrar a taxa do esgoto que não existe, função da concessionária CAEMA comandada pelo governo estadual.

O ponto de volume em 1h30 de audiência veio na denúncia que a governadora quer apagar a imagem do pedetista Jackson Lago mudando o nome da Avenida Jackson Lago para a IV Centenário. A grita dos indignados ouvintes foi intensa, todos criticando a pequena atitude da Sarney.

Como cabe ao parlamento municipal a decisão da consolidação de respeito ao líder que elaborou o maior projeto de resgate dos quilombolas vivendo no meio urbano. Agora, a palavra de coragem volta para os mesmos vereadores do começo do texto.


Com fotos Felipe Klamt – Vereador Geraldo Castro e o Radialista Sérgio Murilo – Rádio Capital – São Luís – MA – 26.03.2012

Nenhum comentário: