sábado, 25 de fevereiro de 2012

A INVENÇÃO E OS 100 BILHÕES

Com Felipe Klamt

Preso no “anda mais não vai” do engarrafamento da mega São Luís, ainda por cima escutando a “Hora do Brasil”, fiquei atraído pelo pronunciamento do enrolado senador pelo Ceará, o Eunício Oliveira, anunciando investimento de R$ 13 bilhões pela iniciativa privada no seu estado.
Navegando pela internet, encontrei a matéria do jornal Diário do Nordeste http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1105152 que demonstra a procura de empresas querendo investir a fabulosa cifra em 2012, o curioso fica no fato de 20 empresas esperar a aprovação dos seus projetos pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento do Estado, o ADECE, para implantar os seus empreendimentos no Ceará.

Gritante a diferença de gestão entre o governo do Ceará e o do Maranhão, enquanto as empresas lutam por um espaço na terra alencarina, na terra sarneyzista os empresários nem apresentam projetos por medo de serem obrigados a ganhar sócios indesejados.
A governadora Roseana Sarney anunciou em 2011 investimentos na ordem de R$ 100 bilhões, sem indicar as empresas e o prazo de implantação dos projetos.

A notícia www.relacoesdotrabalho.com.br/profiles/blogs/no-o-estado-do-maranhao-2 ficou pouco tempo na mídia oficial do grupo político. Sem esquecer que vai ser cobrado neste ano eleitoral e em 2014 pela “ferrenha” oposição.
Nenhum senador do Maranhão anunciou, na época, a generosa soma. Talvez pelo medo da chacota na imprensa nacional ou pelo fenômeno de serem contratados para os mandatos tendo que obedecer a cláusula do silêncio. Assim caminha o Maranhão, a cada dia uma invenção.

Nenhum comentário: