quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AV. JACKSON LAGO - JUSTO DIREITO


Com Felipe Klamt

O deputado Rubens Jr. deu um imenso passo na consolidação e respeito pela obra popular do líder trabalhista Jackson Lago.

O parlamentar comunista apresentou, hoje, na assembleia legislativa, um Projeto de Lei que denomina de Avenida Governador Jackson Lago a via que integra o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC – Rio Anil, do bairro da Camboa ao bairro da Alemanha, com 3,8 km de extensão.
A capacidade de governar de Jackson Lago teve como marca a sua relação com a sociedade civil, o seu amplo entendimento do necessário para o desenvolvimento da população flagelada pela miséria de quarenta anos de dilapidação do grupo Sarney estava em fazer o básico, como o acesso à moradia digna.

O latifúndio produzido pela Lei da Terra, assinada pelo Sarney, produziu um avassalador processo de fome na população do Maranhão, o limite do direito travou no arame farpado do latifúndio. O lamento da fome e dor foi substituído pelo mugido do boi, sem terras a população começa o maior de todos os êxodos.
Muitos ficam incomodados em ver as palafitas da Camboa, o outdoor da falta de políticas públicas cravada na capital do Maranhão. Com certeza, o Jackson Lago tinha este sentimento quando iniciou o projeto de urbanização. Com recursos do estado, sem nada federal.

O estudo populacional demonstrava que a área absorvia o maior quilombo urbano do Brasil, fato que chamou à atenção da ministra da igualdade racial, a Matilde Ribeiro, que entendeu e convenceu o presidente Lula, então e atualmente o maior aliado do Sarney, para incluir o projeto no PAC. Nasce o PAC do Rio Anil.
Antes de sofrer o golpe judiciário o governador Lago inaugurou a primeira parte habitacional do projeto, os mesmos apartamentos que a Sarney reinaugurou para dizer que era seu. Deixou iniciada a avenida que a atual gestora resolveu sugar para a sua imagem eleitoral, colocando o nome provisório de “Avenida do IV Centenário” como forma de ampliar os votos em São Luís.

Agora, esta justa homenagem está colocada nas mãos dos deputados estaduais. A pressão dos Leões vai ser sufocante para evitar este reconhecimento, vai aparecer todo e qualquer tipo de desculpa. O difícil fica explicar como o Trinta pode ser eternizado na Via Expressa e o Lago jamais na obra que ele sonhou.  
Com fotos Felipe Klamt – Placa da Av. IV Centenário – SECID – São Luís – MA – 20.01.2012 

Nenhum comentário: