quarta-feira, 20 de abril de 2011

19 ANOS SEM CONCURSO PÚBLICO NA SAÚDE

Com Felipe Klamt
Os processos de exclusão no poderes do Maranhão tem sido uma constante para fortalecer a continuidade de políticos que fazem uso da máquina pública como bebedouro financeiro. A forma sempre foi utilizar de contratação sem concurso público.
O deputado Rubens Pereira Jr., denunciou, na tribuna da assembleia, que a secretaria de saúde mantém a mesma prática, mesmo sabendo da necessidade de profissionais qualificados para quando os 72 hospitais estiverem prontos.
Talvez este instrumento sirva para favorecer os agregados políticos, quando também pode estar apadrinhando familiares de altos funcionários de outros poderes.
O sindicato dos servidores da secretaria de saúde, o SINDSESMA, que integra os concursados, resolveu enfrentar este problema de frente, exigindo do governo estadual a realização de concurso público para atividades de nível superior – ANS.
Os dados apresentados pelo sindicato são alarmantes, com um quadro de servidores ocupado por 4 mil contratados por meio de OCIPs amigas que foram regularizadas por uma tal fundação estadual de saúde, inventada neste governo para legalizar operações ilegais de beneficiamento dos aliados do grupo Sarney.
Mais absurdo está no fato de que o último concurso público de nível superior, na saúde, foi realizado há 19 anos.
Mesmo com o ministério público do trabalho promovendo, no ano de 2008, uma ação pública, mesmo com o juiz Gustavo Castro julgando, em 2009, a ação e determinando a anulação das contratações e a realização de concurso, mesmo assim, o governo mandou uma das suas OCIPs, detentora de contrato para contratar, recorrer contra a decisão do juiz.
Estranhamente o judiciário mantém a solução adormecida em alguma gaveta, talvez comprada sem licitação. 

Nenhum comentário: