domingo, 28 de novembro de 2010

Ê MARANHÃO - BOLETIM ELETRÔNICO 22

ê-maranh@o
Boletim Eletrônico do Projeto “Nós de Rede”. Nº 22 - 27/NOV/2010


HONORIS CAUSA
Doutor Manoel da Conceição

A UFMA concedeu, por proposição do professor Francisco Gonçalves (Departamento de Comunicação), o título de doutor honoris causa ao emblemático Manoel da Conceição - uma das mais significativas referências da luta popular maranhense.

Ê-Maranhão repercute esse título histórico, onde a Universidade reconhece que não é a  única instância de produção de conhecimento sobre o Maranhão, há de considerar  também o saber popular.

Com Bruno Rogens - blog do MrRogers, a trajetória de Manoel da Conceição em texto de Helciane Araújo (UEMA), lido por Marcelo Carneiro (UFMA) na abertura da entrega do título;

Em Felipe Klamt - blog ComContinuação, 55 fotos da solenidade realizada no auditório do Ciências Humanas da UFMA;

No blog Ricochoro - de Ricarte Almeida Santos, Mané em forma de música, por Gildomar Marinho;

Em  Itevaldo Junior - blog do Itevaldo, Itamar Rigueira Júnior  apresenta o livro "Chão de minha Utopia", que resgata o depoimento de Manoel, quando exilado na França (1979), no livro "Essa terra é nossa".

Com Ed Wilson Araújo - blog do Ed Wilson, o registro do acontecimento nas palavras de Jomar e Terezinha Fernandes;

E, para terminar sem concluir, Rimas para Doutor Manoel da Conceição no blog de Davison do Nascimento. Aprecie sem moderação!

BLOG DE ZEMA RIBEIRO

Veja vídeos e fotos, por Zema Ribeiro, da manifestação que pede o afastamento do juiz Thales Ribeiro da comarca de Dom Pedro (MA). Confira aqui.

BLOG DO PEDROSA

Mostra será realizada 20 capitais brasileiras, de 29 de novembro a 19 de dezembro. Em São Luís, ocorre no Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho.  Entrada gratuita (leia mais).

ARTIGOs - CLAUDIA DURANS, REINALDO AVELAR, JORGE MORENO E SONIA GUAJAJARA

No Maranhão dividido ao meio, o caos da situação social é por inteiro. Confira os relatos de Claudia Durans e Reinaldo Avelar sobre o despejo da comunidade quilombola Cruzeiro (Palmerândia-MA); Jorge Moreno sobre a situação em Dom Pedro; e Sônia Guajajara sobre a devastação florestal em terras indígenas maranhenses. (leia mais).

Nenhum comentário: