terça-feira, 14 de junho de 2011

O PDT ESTÁ DE CABEÇA ERGUIDA!

Com Igor Lago
Amiga(o)s, companheira(o)s e senhora(e)s,
No último dia 06 de junho (segunda-feira) assumimos formalmente a presidência da Comissão Provisória do PDT no Maranhão, substituindo o nome de nosso querido pai, amigo e companheiro Jackson Kepler Lago. Esse cargo vinha sendo exercido, pelo seu desaparecimento físico, pelo companheiro e ex-deputado federal Julião Amin.
Nessa mesma ocasião, também assumiram outros nove companheiros para esta Comissão e demos início aos trabalhos partidários. A Comissão Provisória ficou constituída da seguinte forma: Igor Matos Lago - Presidente; Julião Amin Castro - Vice-presidente; Weverton Rocha - Secretário-geral; Luis Carlos Ribeiro - Tesoureiro; Chico Leitoa - Membro; Deoclides Macedo - Membro; Hilton Gonçalo – Membro; Clodomir Paz – Membro; Cândido Lima – Membro; Valéria Macedo – Membro; Carlos Amorim – Membro; Camilo Figueiredo – Membro; Jean Carlos – Membro; Tereza Cristina Gonçalves – Membro; Ivaldo Rodrigues – Membro; Renato Dionízio – Membro; Jô Santos – Membro; Raimundo Penha – Membro; José Assunção – Membro; Moacir Feitosa – Membro; Silvana Araújo – Membro; Luzivete Botelho – Membro e Wagner Lago – Membro.  Foi uma reunião longa de quase 4:30 horas na qual foram discutidos temas relevantes para o nosso partido e para o nosso estado.
Vale ressaltar que a nossa pretensão é a de formar o Diretório- órgão partidário que poderá ser constituído por um maior número de membros e, assim, possa o partido ser representado da melhor forma possível com nomes de todos os rincões de nosso estado.
No dia 07 de junho (terça-feira) fizemos um ato de apresentação dessa Comissão a todos os companheiros e companheiras de nosso partido da capital e do interior.
Nesta oportunidade fizemos um pronunciamento geral a respeito da trajetória do nosso líder Jackson Lago que, a rigor, se confunde com a história de nosso partido e de muitos de seus companheiros e companheiras, uma vez que a mesma é de dedicação às melhores causas de nosso povo maranhense e brasileiro.
E, justamente sob essa inspiração, a de continuar as melhores tradições de um partido popular, democrático e trabalhista, apoiado por esses mesmos companheiros e companheiras, é que iniciamos essa fase de dirigente partidário no Maranhão.
Não posso deixar de confessar a minha tristeza, pois preferiria a presença maior dele, como nosso comandante, para liderar os nossos passos nas futuras caminhadas que hão de vir.
Além desse sentimento de tristeza, me sinto carregado de uma grande responsabilidade por estarmos aceitando o honroso convite dos companheiros e companheiras para assumir o seu lugar na direção partidária.
Além de sua história, nos convenceram em encarar tamanho desafio as palavras de pessoas do partido, da nossa cidade e de nosso estado e, sobretudo, a nossa própria realidade maranhense e brasileira tão manipulada por poderosos insensíveis às necessidades de nosso povo - consciência esta que carregamos desde os nossos tempos de juventude.
O nosso partido, como é de conhecimento de todos, já exerceu mandatos legislativos e executivos em nosso estado, tanto a nível municipal, estadual e federal.
Após o golpe judiciário de abril de 2009, com a cassação do mandato popular de nosso governador Jackson Lago, iniciou-se um processo árduo e difícil para recompormos as nossas fileiras e, numa aliança eleitoral com os partidos PSDB e PTC, tentar reconquistar o Palácio dos Leões com a candidatura que apresentava a maior legitimidade para tal tarefa (a de nosso líder maior) nas eleições de 2010. Todos sabemos o que ele enfrentou na campanha eleitoral: abandonos, traições, calúnias, golpes de esperteza e difamações oriundas de nossos adversários tradicionais, assim como de seus dissidentes e ex-aliados. Não revidou!
Seguiu o seu (e nosso!) caminho pregando a mensagem de esperança e de dias melhores para a nossa gente e, infelizmente, o resultado não nos foi favorável pelos vários fatores que conhecemos, dentre estes o aproveitamento do imbróglio Ficha Limpa e sua aplicabilidade para as eleições de 2010, o que acabou sendo postergado por nosso Supremo Tribunal Federal somente este ano, isto é, vários meses após as eleições.  
Mas, a derrota eleitoral foi apenas um episódio de tantas lutas e batalhas na trajetória da vida dele e das nossas vidas. Pergunto-me se outro, em seu lugar, teria as mesmas resistência e determinação para enfrentar o terrível momento que enfrentou? Que isto nos sirva de exemplo a seguir!
Para quem tem o coração livre das amarras da ganância, da ambição material e do poder, nem ele nem nós podemos nos considerar derrotados, pois, estes são os que se resignam com os favores e as benevolências do poder, do dinheiro, da vaidade, da covardia e das superficialidades da lida diária.
O PDT está de cabeça erguida, firme em suas convicções e ciente de seus próximos desafios. Tenho tido, ao longo de todo esse processo, a oportunidade de conviver com vários companheiros e companheiras de grande dimensão, forjados na luta ao longo de todos esses anos. São pessoas de desprendimento e de um grande ideal por um Maranhão mais justo, solidário e digno. Quem não se sentiria feliz e fortalecido ao lado de todas elas?
Vamos em frente em busca de melhores destinos!
Ao trabalho, amiga(o)s e companheira(o)s.
Como Presidente Estadual do PDT no Maranhão

Nenhum comentário: