quarta-feira, 11 de maio de 2011

NOVA PROGRAMAÇÃO: ENGANA BESTA

Com Felipe Klamt

Será que podemos afirmar que o Maranhão é o melhor cenário para a televisão brasileira?

As nossas belezas e a cultura foram mostradas em algumas novelas, sem esquecer os filmes rodados em nosso estado. Possível acreditar nesta propaganda como ferramenta de atração de turistas para que possam ficar encantados com tantas belezas dadas por Deus e atrações culturais, estas criadas e mantidas pelo povo.

Lamentavelmente, aqui, quando chegam, não encontram um aeroporto digno, não encontram as cidades turísticas com suas ruas asfaltadas, o lixo recolhido e o esgoto no subsolo. Encontra o caos administrativo e a miséria como referência nua e crua.

Imaginem o que pensa o meio empresarial nacional, que há muitos anos vive com o entendimento que para colocar o seu empreendimento no Maranhão precisa aceitar os sócios locais simplesmente por se apresentarem como os donos desta terra. Continuam não investindo, nem trazendo os empregos.

Podemos dizer que as propagandas do governo de Roseana Sarney surpreendem, sempre utilizam os melhores recursos áudios-visuais e os dados mais escabrosos, chamados popularmente de “engana besta”.

Neste final de semana não foi lançado uma propaganda, foram duas, melhor, três com o dia das mães, que com a propaganda da defensoria pública ficam em quatro no ar. Quase não sobra espaço para o comércio.

O governo anuncia que temos a maior refinaria do Brasil, a maior empresa privada do Brasil, a maior fábrica de alumínio do mundo, que trouxe 100 bilhões em investimento, gerou 41 mil novos empregos e mais 200 mil novos empregos. Com todos estes dados vão oferecer 400 mil novas vagas em curso profissionalizante em 18 novas escolas técnicas.

É quase fantástico, tudo novo, que ainda vai acontecer.

As propagandas dizem que um BUM está acontecendo. Talvez este seja a banana de dinamite que faltava para explodir rompendo as muralhas divisórias do povo maranhense entre a ilusão televisiva para a realidade do estado mais miserável do Brasil.

Assim caminha o Maranhão no olhar da governadora Roseana Sarney.

Um comentário:

PROJETO \ EU PRECISO DE AJUDA disse...

Caro Felipe, parabéns pelo artigo. Ser Maranhense não é fácil mesmo, ver tudo isso acontecer e ficarmos de braços cruzados, dar a impressão que somos invisiveis como cidadãos. Realmente o poder quando imposto e não compartilhado, gera barreiras em todos os aspectos. Eu acredito que é preciso muito mais que reclamarmos, precisamos ser vistos como parte do todo. As pessoas são como as casas, precisam de uma base. O poder é o telhado, as pessoas sim, precisam saberem quais são os seus direitos, e mais, definir suas prioridades. Quanto a situação e os problemas da cidade, vamos precisar nos unirmos, e colocarmos as mãos na massa. Afinal somos ou não somos os herdeiros dessa cidade, que tem tantos donos, ou seria DANOS da nossa São Luiz. No quesito social, sugiro que cada maranhense comece a aprender algo sobre CAOS, e o segredo do fracasso. Apenas isso, já dar para começar as mudanças. Eu particularmente acredito que as mudanças só são possiveis com envolvimento e muito aprendizado. Não existe espaço entre a realidade x ilusão, verdade x mentira, agir ou reagir. Isso são apenas palavras. em qualquer situação o que conta mesmo é a ação. Quanto as riquezas, descritas elas existem, e mais, mais. As mudanças e práticas, vai depender de cada um. Afinal o Maranhese conhece o seu Estado de fato? Fico triste com tudo que acontece no Estado e no Brasil, dar impressão que estamos paralizados, ou somos invisiveis. Na Africa, quando alguém é ignorado, eles costuman dizer, o UBUNTU. Ou seja, cumprimente o outro, eu vejo vc, se vc o ignora, vc é invisivel. Isso aplica-se aos Cinco Saberes, Qualquer um que fez Sociologia sabe disso. O que esta acontecendo com o Maranhão e todo o Brasil, é que somos invisiveis, por isso que os professores, a Educação, fica tudo na palavra. Vejo o Brasil com apenas dois problemas: EDUCAÇÃO E SAÚDE.. Eu sugiro, que cada um comece a ver o outro, como a si mesmo, formar uma rede de pessoas que faz algo com relevância, e não espera acontecer. Não sejam orgulhosos, peçam ajuda.. Gritem.. EU PRECISO DE AJUDA.. Sério, isso é tudo que você ainda pode fazer. Eu estou aqui, pronto para ensinar a qualquer um que pedir ajuda. Aaaa, tudo isso dentro da lei tá, com os seus direitos adquiridos como cidadão que vc é. E mais, você, apenas você é a pessoa mais importante de sua vida, cuide melhor de vc, o que vc tem que fazer para melhorar a sua vida e de todos os proximos de você. Agora uma coisa é certa, não importa quem não os veja, você, apenas você, tem que surpreender a quem o ignora, aprenda a lidar com a indiferença, afinal você é único. Você precisa de pouca coisa, apenas atitude. AAA cuidado com distração, isso sim pode tirar você do foco, não veja tanta propaganda na tv, veja apenas você... Abraços.. Atte\ Eudo Jones