sábado, 18 de dezembro de 2010

MÁGICOS QUE CONGELAM UM ÚNICO SEGUNDO PARA O SEMPRE

Com Felipe Klamt

Os fatos acontecendo ao mesmo tempo, no mesmo local, pessoas com gestos diferentes, quando em grupo, dificilmente, todos em perfeita harmonia, o foco principal no povo, o cenário ao lado e ao fundo tendo de ser enquadrado..........

.........sem esquecer o calor, a poeira, o perigoso trânsito, o malabarismo no subir e descer dos carros e motos, os buracos deixados pelos administradores municipais, a lama, as malditas subidas, o ter que andar de costa para captar, o escalar barrancos para ampliar o visual, os chatos que pensam ser celebridades, os candidatos que vem acompanhados da timidez......

Imagine os que não conseguem sorrir.

Estes pequenos detalhes fazem parte da minha primeira experiência cobrindo uma campanha política estadual. Sempre estive como militante, observador ou coordenador nos pleitos eleitorais, jamais imaginei que trabalhar nos bastidores e tentar registrar os ricos momentos de uma campanha fosse complicado.

A fotografia, como a política, estão como paixões que mexem com o meu metabolismo emocional, quando o Jackson sofreu o golpe do Sarney senti uma forte necessidade de guardar este ato histórico com as pessoas que realmente lutaram pela liberdade do Maranhão, não esquecendo de fotografar os tais que estavam para terminar de derrubar.

Fomos para as ruas lutar pela eleição do Flávio Dino, particularmente estava ajudando a reeleger o jovem comunista Rubens Jr. ao parlamento estadual e eleger a Alexandra e o Zé Reinaldo para mudar esta terra. Que bela campanha, feita no chão, sem milhões, dividindo tudo o que tinha para ser dividido. E olha que era muito pouco, quase nada, perto da outra campanha financiada pelo dinheiro público.

Fotógrafos da competência de Nael Reis, Nilton Santos e Suzana Beckman estavam captando cada momento do rapaz Dino nesta campanha, eu e minha máquina tentando participar deste turbilhão de acontecimentos. Sempre acompanhando a capacidade destes mágicos que congelam um único segundo para o sempre.

A memória maranhense perde muito por falta de instrumentos de pesquisa, principalmente pensamentos e atitudes, as jornalistas Wal Oliveira e Suzana Beckman conseguiram eternizar esta luta política por meio de uma publicação chamada “Flávio Dino por um Maranhão de todos nós”.

Recebi o convite para participar com minhas fotos desta publicação que vem com depoimentos de alguns atores do enfrentamento político de 2010. Nada como descobrir que podemos produzir, melhor, registrar o comum, o diferente, o engraçado e porque não dizer o belo.

Valeu.

Com foto Felipe Klamt – Livro lançado no Encontro das Coligações – 11.12.2010 – São Luís - Maranhão

Nenhum comentário: