domingo, 29 de janeiro de 2012

COM RUBENS JR. - ROSEANA SARNEY DEVERÁ SER CASSADA

Com Rubens Pereira Jr.

Nos anais jurídicos tupiniquins certamente não se encontram tantas chincanas e manobras para se adiar uma simples audiência de inquirição de testemunhas. E ainda mais, de defesa!

Foi o que ocorreu esta semana, na carta de ordem vinda do Tribunal Superior, extraída do processo que pede a cassação do mandato de Roseana Sarney e seu vice, Washington Oliveira, por abuso de poder econômico e político, proposta pelo ex-governador José Reinaldo (RCED nº 809-TSE).


Tamanho desespero para adiar a audiência onde seriam ouvidas suas próprias testemunhas de defesa no dia 27 de janeiro último, mostra o pavor que a Oligarquia já sente da inevitável e iminente cassação do mandato da governadora Roseana Sarney por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010.


Imagina se fossem as testemunhas de acusação?!


O Rei já está quase nu!


Mas não critiquemos a postura dos esforçados colegas advogados que defendem Roseana em tentar desesperadamente adiar a audiência, pois a eles não cabe fazer outra coisa que não seja utilizar de expediente para tentar ganhar mais tempo, diante de uma acusação com farta e contundente prova documental de imenso abuso de poder econômico e político.


Conseguiram ganhar uns dez, vinte dias, no máximo, mas o julgamento final está próximo.

Como explicar que, em apenas 03(três) dias, os que antecederam sua convenção partidária, e neste dia, inclusive, em 24 de junho de 2010, a governadora Roseana Sarney tenha celebrado cerca de 750 convênios, num valor que beira R$ 400 milhões? Como explicar que durante o primeiro semestre de 2010 a mesma governadora tenha gasto em convênios quase R$ 1 bilhão de reais? Como explicar que apenas no mês de junho, antes de sua convenção, Roseana Sarney tenha celebrado a inacreditável soma de 979 (novecentos e setenta e nove) convênios com as mais diversas entidades? Como explicar a cooptação de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias à custa de recursos de convênios? Como explicar que prefeitos de partidos de oposição, de uma hora para outra, após a liberação dos recursos dos convênios, tenham optado por apoiar Roseana Sarney na eleição? Como explicar que, tão logo os convênios eram assinados, os recursos eram liberados automaticamente?

Roseana chegou ao governo após conseguir a cassação do mandato do ex-governador Jackson Lago por abuso de poder político e econômico decorrente de assinaturas de convênios do governo Zé Reinaldo. Nessa perspectiva, então, será razoável, justo, legal, que ela, no exercício do cargo (diferente de Jackson), se utilize deste mesmo expediente, só que em quantidade bem superior, e ainda assim permaneça impune?

A Ciência Jurídica diz que não.


Porém...


Apesar de o processo de cassação de Roseana Sarney conter provas inquestionáveis dos abusos, todos comprovados com documentos, sabemos que o julgamento não é puramente jurídico, técnico. Existe o lastimável, odioso e escravizante componente político que tudo fará nos calabouços do poder para que Roseana Sarney saia ilesa, impune de seus crimes. E nisso eles são catedráticos.


Mas os tempos são outros. O Poder Judiciário já não está mais de joelhos para os coronéis. A governadora Roseana Sarney já enfrentou uma dura derrota, ao ser rejeitada pelo povo de seu estado, em 2006. Agora, deve enfrentar a mais dura de todas as derrotas, ao perceber que já não tem mais o poder de desmandar no Judiciário. Logo o TSE corrigirá o equívoco do TRE/MA, em adiar a audiência no processo de cassação.


Quando chegar o momento do julgamento final, o TSE se deparará com o histórico julgamento de 2009. A Oligarquia Sarney foi quem criou a jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral, ao conseguir cassar o governador Jackson Lago por abuso de poder político e econômico decorrente de recursos de convênios celebrados pelo ex-governador José Reinaldo.

Roseana sair ilesa desse processo, quando ela própria era a governadora e colocou toda a estrutura da Administração Estadual para realizar convênios eleitoreiros em prol de sua reeleição, às vésperas de iniciar a campanha eleitoral, será a premiação da impunidade e da deliqüência política; será a coroação da premissa de que apenas os inimigos da Oligarquia são punidos com os rigores da Lei, e que a ela tudo é permitido para se perpetuar no poder.

Por isso, cabe à sociedade civil, aos movimentos sociais, à classe política democrática e progressista encampar a luta pela realização do julgamento desse processo de forma célere, imparcial e justa. E para isso é necessário e urgente que todos nos mobilizemos e superemos todas as diferenças.

Como advogado e deputado estadual pelo PCdoB

7 comentários:

Anônimo disse...

Flavio Dino prefeito de São Luis! E nova eleição estadual com a cassação de Rosengana Sarney! Finalmente o fim da Oligarquia!!!

Zé Ricardo Olivário disse...

Flavio Dino??? E o que ele fez qdo teve a chance? NADA.
Já a Roseana fez muito e eu vejo isso no meu dia a dia com os novos hospitais, as UPAs, a parceria com prefeituras do interior melhorando a educação.
Para mim esse movimento contra a Roseana é por puro interesse político da oposição. Gente, #deixaroseanatrabalhar!

Homero disse...

Cassação pra quê, nobre garoto? Bonito é ver o Maranhão jogado à sorte de uma oposição só tem a palavra oligarquia no vocabulário? Se o poder lhes é entregue (como já tivemos a lástima de sentir de na pele), nada se vê, é muita garganta e pouca revolução. Me diga quem escreveu e executa o maior plano de desenvolvimento do Maranhão? Me diga quem está a todo vapor com o maior programa de capacitação profissional do país? 10, 20 ou 72, Algum de seus parceiros políticos viu tal coisa no governo de "sua" situação? ah, vá! Cassar e dar lugar a Flávio Dino? E qual será a proposta de governo? Articular um processo pra mudar o sobrenome de Roseana?

Anônimo disse...

Zé Ricardo Olivário e Homero vocês estão assistindo muita televisão, não acham? Percebi isso, pq o governo de Roseana só existe lá mesmo, na TV. Esse governo é só publicidade e nada mais! Nós podemos ser mais! Ta na hora de mudar! Já chega! É muito tempo no poder! Q isso...!

Marden Ramalho disse...

me responda meu caro klamt: o que esperam para questionar formalmente o juiz sergio muniz para a condução dessas oitivas? até quando? ou não é necessário? forte abraço.

Viviane Serra disse...

Infelizmente não acredito no judiciário...isso seria um sonho...e fossem sérios...esse processo n estaria parado ha tanto tempo...é bem provável que a jurisprudência criada pela própria família Sarney não seja levada em consideração... assim como as conversas gravadas pela PF com autorização da justiça não foram válidas para eles...vcs lembram desse caso? Mas vamos aguardar... e veremos se ainda podemos contar com nossa "justiça"

Zé Ricardo Olivário disse...

Acho que tentar derrubar argumentos embasados dizendo que estamos vendo muita televisão, não merece credibilidade. Tvz vc desse andar mais pelo nosso estado para ver com seus próprios olhos quantas benfeitorias Roseana está fazendo.
E aos demais, infelizmente a Justiça Brasileira é lenta e as pessoas utilizam-se dos artifícios permitidos pela nossa falha legislação para postergar e atrasar os processos, portanto eu NÃO acredito que seja algo inerente à Governadora Roseana ou sua família, mas sim um problema que td povo brasileiro sofre qdo precisa do Judiciário.

Por fim, Não sei se vc está sabendo Homero, mas estão lançando um movimento #DeixaRoseanaTrabalhar. Eu tb acho que a oposição tem que parar de perturbar a nossa Governadora e deixá-la trabalhar, até o fim do seu mandato.