quinta-feira, 21 de julho de 2011

VAMOS COM IGOR LAGO - O PDT E SEUS VALORES...

Com Igor Lago

Desde que começamos a trabalhar pela reorganização do PDT, a partir do dia 06 de junho passado, já nos reunimos com representantes do partido de 50 municípios. Tem sido uma experiência muito comovedora para mim, pois a cada companheiro (a) que recebo na sede do partido (local que sempre estarei para trabalhar pelo PDT e pelo Maranhão!) me faz lembrar papai e seus contemporâneos, suas lutas, seu tempo dedicado à construção desse partido de história e compromisso com os movimentos populares e democráticos de nosso estado e, também, de nosso país. Mas, aqui no Maranhão, essa característica tem sido mais forte e presente. Talvez, pela nossa própria realidade de estado atrasado e dominado por um grupo político que tem como filosofia a manutenção do poder a todo custo e em benefício próprio e, quando muito, para os seus. O resultado todos sabemos: os piores índices sócio-econômicos que um estado possa ter, instituições viciadas, etc. Tenho a convicção de que, além da ausência de alternância de poder, a corrupção em todos os níveis que corrói a verdadeira razão de ser da democracia e do próprio estado, são os dois trilhos que alimentam a nossa cultura do atraso, da miséria, da falta de serviços de saúde e de educação públicos de qualidade, da ausência de infra-estrutura, da situação de insegurança que vivem as nossas populações em todos os rincões de nosso estado. Ou seja, quanto mais corrupção, menos saúde, educação, estradas, transporte coletivo, segurança, etc.   
Nos diálogos que tenho mantido com estes valoroso (a)s companheiro (a)s observo a luta, a dedicação e o desprendimento que tiveram para dar o melhor de si por um Maranhão mais democrático, justo e livre. A grande maioria preserva uma postura de encarar a política como ação a servir a comunidade, o coletivo, enfim, a sociedade. E, não o contrário, o “se servir”, fazer da política uma mera escada social, um meio de enriquecimento próprio, etc. Também percebo, na sua imensa maioria, que o nosso partido é feito por gente que tem como ideais os valores do trabalho, da vida com conquistas através do trabalho, do salário justo e suado, enfim, a dignidade buscada por todos nós que pensamos que seja possível viver sem ter de explorar os outros ou, até mesmo, o de não ter escrúpulos, o de pisar no próximo, etc. Isto é uma prova real de que a natureza do nosso partido é democrática, popular e, essencialmente, solidária.
Tenho procurado transmitir a todos que o nosso partido está se reorganizando para defender o legado de seu líder maior e que, para isto, precisamos fazer a política de P maiúsculo, ou seja, democrática, republicana, honesta, leal, virtuosa, sem negociatas, sem conchavos, enfim, a de sempre levar em consideração o bem estar público. Apesar de toda a degeneração ocorrida no nosso país, precisamos resgatar esses valores essenciais. Não se pode pensar a política de forma pequena, mesquinha, de troca de favores, cargos e moambas. Não! Estamos nos esforçando para reconstruir o partido nos valores mais elevados de cidadania e patriotismo.     
Acho que a melhor contribuição que podemos dar ao nosso estado e ao nosso país é a de fazer política com princípios e ética, enfim, a de utilizar os meios justos, íntegros e corretos para conquistar os melhores fins.
Como diz o belo poema de um grande líder africano:
Não basta que as nossas causas sejam justas e puras. É necessário que a justiça e a pureza existam dentro de nós”.
Como Presidente e Militante do PDT do Maranhão

Um comentário:

Frederico Luiz disse...

Caro Felipe, parceiros e amigos:
http://frederico2010.blogspot.com/2011/07/com-continuacao-por-felipe-klamt.html

ABÇ

Frederico