sexta-feira, 22 de julho de 2011

PSB - Ô DE CASA


Com Felipe Klamt

Reza os bons costumes que antes de entrar na casa dos amigos a gente bata na porta, anunciando a presença e pedindo licença para ser recebido com a boa vontade.

A vinda do competente e aguerrido político Roberto Rocha para a casa socialista, leia-se PSB de São Luís, está confirmada pela nacional do partido. Parece que vai ser uma festa do tamanho dos votos e da influência que o agora ex-tucano construiu ao longo da carreira como líder regional e deputado federal.

Muitos não entenderam a estratégia de trazer o político que mandava no PSDB para ser um militante com asas da pomba. Pelas conversas de bastidores a relação do deputado Rocha com o Castelo e Madeira, prefeitos de São Luís e Imperatriz, estava tão curta que não dava para medir na régua do poder.

A turma do Rocha andou sondando o PDT e o PPS para receber o seu patrimônio político tendo que aceitar a sua candidatura direta para prefeito de São Luís. A resposta foi “obrigado”.

Não é de hoje que sabemos dos enfrentamentos no PSB de São Luís e no estadual entre as quatro famílias dominantes, ainda surgiu um Bloco Socialista para colocar mais fervura no caldeirão do desentendimento. Receita normal nos partidos de bandeira de esquerda.

O fato é que a nacional do PSB resolveu equilibrar os poderes internos, os Almeidas e Tavares ficam com as executivas municipais e ganha força para continuar comandando a estadual e os Alves com os Leitoas recebem a capital e Timon para manter os seus grupos. Nada que não possa mudar.

Como somente filiado nada tenho contra a vinda do Roberto para o partido, apesar de achar que a forma que o deputado Ribamar Alves quer impor o nome dele para prefeito da capital possa ser perigosa na futura composição com os partidos de esquerda. Em 2008, a municipal de São Luís não foi respeitada e até o Alves foi abandonado pelo Castelo.

O PPS anuncia candidato próprio, o PSDB mantém o Castelo, o PCdoB indicando a possibilidade de o Dino ser candidato, o PDT dizendo que compõe sendo a cabeça de chapa e o PT sobre a tutela do grupo Sarney.

Então, quem vai ter a capacidade de filtrar uma solução?

Com foto Felipe Klamt - Roberto Rocha - II Emblog - Pinheiro - 2009

Nenhum comentário: