sexta-feira, 22 de julho de 2011

RODANDO PELO MARANHÃO

Com Felipe Klamt

Continuamos na estrada, escutando, olhando, fotografando e tentando entender este imbróglio das políticas provincianas que tem como derradeira a manutenção do poder estadual.

Passando por Santa Inês e conversando com empresários, comerciários e até dono de lanchonete constatei que o candidato a prefeito pelo PSB, o deputado Ribamar Alves, vai ter muita dificuldade para conseguir êxito no pleito de 2012. Parece que falta mais projetos para o município com a indicação do socialista.

Pegando o rumo da região tocantina viajei pela magnífica reforma na BR-222, com certeza nenhuma obra vai conseguir a dimensão e a qualidade aplicada pelo governo federal nesta importante via de desenvolvimento econômico no Maranhão.

O mais importante é registrar que a nova BR-222 está sendo construída pelo governo federal, leia-se Dilma, sem nenhum sobrenome Sarney.

Apesar de todos terem a certeza que depois de inaugurada a turma da governadora Sarney vai espalhar sobre a árdua luta para conseguir “mais” este benefício aos maranhenses.

Em Imperatriz encontrei uma cidade em plena efervescência para ser a futura capital do Maranhão do Sul, com um sentimento anti-Sarney explicito. O fato de a Roseana conseguir tomar o governo do Jackson e levar na marra a última eleição perpetuou a decisão deste povo de lutar pela fronteira entre o norte e o sul.

Como em São Luís, comandada pelo tucano Castelo, o outro assunto das calçadas e principalmente nas praças de Imperatriz é a discussão de quem vai vencer a eleição do ano que vem. As paixões eleitorais giram em torno do atual prefeito, o também tucano Madeira, contra o deputado pedetista pela região, o Carlinhos Amorim.

Tentei uma entrevista com o vice Jean Carlo e o Carlinhos Amorim, ainda aguardo, sem a intenção de fazer nenhuma pergunta capciosa.

Para melhor entender o comportamento e o sentimento dos tocantinos em relação à política e a separação territorial tive o prazer de conversar durante horas com o "visionário" blogueiro Frederico Luiz, que traduziu, sem "veneno", mas, com um refino apurado, todos os passos do passado, presente e futuro da terra do Frei. E do Maranhão.

Continuo às margens do Tocantins, escutando e registrando imagens. No domingo, volto para estrada rumo ao Leste.

Com foto Felipe Klamt – Obra na BR-222 – MA - 2011

Nenhum comentário: