domingo, 31 de janeiro de 2010

JUVENTUDE PRESENTE


Com Felipe Klamt

Acabei de chegar da cidade de Pinheiro, estava participando da reunião do Fórum de Juventude do Maranhão – FEJMA.

Nada como renovar o oxigênio da militância respirando a continuidade de uma história que iniciou em 2003, no governo do José Reinaldo, com a organização da juventude que teve como ferramenta de construção a Caravana da Juventude.

Depois de viajarmos as regiões maranhenses fazendo o grito da juventude ecoar, chegamos em 2006 com o primeiro encontro estadual de juventude que permitiu a fundação do FEJMA, do Conselho Estadual de Juventude – CEJOVEM e da definição do Plano Estadual da Juventude.

Continuamos assistindo e participando de diversas implantações dos Fóruns Municipais tendo como protagonista o jovem. Somente o jovem.

Como não adianta aconselhar o poder público para nem tentarem dominar a sociedade civil, parece que “eles” acreditam ter esta capacidade, o que vimos hoje no encontro foi um confronto de idéias e opiniões sobre políticas públicas e principalmente partidárias.

O jovem deputado Rubens Júnior, convidado pelo movimento, proferiu uma ampla explanação sobre a PEC e o Plano Estadual de Juventude. Demonstrou o seu engajamento nesta articulação para a aprovação e efetivação destas importantes ferramentas.

Durante o debate ficou evidente a necessidade de todos estarem mobilizados pela falta de interesse do governo estadual em dar encaminhamento a estes processos.

Sabemos que uma faísca na juventude pode acender uma grande fogueira, foi o que os signatários do governo presentes no evento provocaram e começou o choque entre os participantes. Sem agressões físicas.

Estava expresso que a maioria dos participantes não engoliu o golpe da turma de ocupação e neste sentido a turma pró-Jackson deu um exemplo de decisão e coerência política.

Os representantes deste governo precisam rever a sua conduta, as suas vaidades e principalmente ter a coragem de participar dos legítimos encontros da juventude. Lamentável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bota aquela foto do Rui Pires dormindo.

Unknown disse...

Oi Felipe, onde está as fotos que você tirou?

Bianca Lucena - PCdoB/UJS