sábado, 14 de novembro de 2009

TROPA DE OCUPAÇÃO

Com Felipe Klamt

Para uma pessoa delirante, o golpe contra o Governador Jackson Lago já estaria sendo planejado pelo então governador militarmente eleito José Sarney.
Vindo de um histórico de empregos com passagem pelo tribunal de justiça que proporcionou o aprendizado dos tramites possíveis, nem sempre legais, a serem massivamente utilizados durante a sua carreira política.
A fórmula jurídica encontrada para tomar o governo eleito teve ingredientes escusos que somente poderiam ser armados por uma pessoa que sabe como funciona um poder. Em todos os poderes e segmentos temos os profissionais corretos e “aqueles” que estão à disposição da banca de aluguel.
Quantos no Maranhão, melhor, no Brasil, não permitiram que o deputado, governador, senador, presidente e finalmente senador-presidente estivesse determinando as suas carreiras por meio da sua influência?
Muitos. Os que acharam a forma fácil de ser alguém nesta vida aceitando serem dependentes das vontades e estratégias da família permitiram o capaz e astuto político ampliar os seus tentáculos.
Apontam muito o dedo da cobrança para o José Reinaldo, dizendo que como ele aceitou ser do grupo jamais poderia dizer não à submissão, ele mais do que ninguém sabe os preços a serem pagos e tem cumprido o pagamento da fatura religiosamente.
Quando o exercito alemão ocupou Paris, na segunda guerra mundial, surgiu uma resistência formada por homens e mulheres, principalmente jovens, dispostos a enfrentar à tropa de ocupação. Os generais e autoridades de plantão disseram “sim senhor” aos apropiadores das vontades e dos direitos individuais e coletivos, muito parecido com a nossa terra.
A população parisiense ficou calada ao golpe pela força, não havia muito que fazer com tantas autoridades dispostas a mostrar a sua covardia sem a preocupação de estarem para história como vendáveis.
Toda tropa de ocupação tem somente o intuito de dilapidar e usufruir o bem comum, pois sabem que o tempo esta cronometrado para sua retirada e derrocada.
Para os mais delirantes, poderíamos dizer que o então governador, José Sarney, construiu a ponte sobre o Rio Anil para que a tropa pudesse atravessar e ocupar o Palácio dos leões com a missão de devolver o poder a sua filha. Delírios?

Com a arte de Josias de Souza

Nenhum comentário: