segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

OS DO SARNEY - ESCUTAM O ÓBVIO, ESCREVEM O QUE CONVÉM

Com Felipe Klamt

Recebi mensagens e telefonemas de jornalistas, blogueiros, políticos e principalmente de filiados no PSB tentando entender a entrevista do Roberto Rocha no jornal O Estado do Maranhão, neste domingo.

Depois da venda da sigla em São Luís para o denunciado prefeito, o Castelo, pelo grupo do presidente estadual, o Almeida, nada poderia assustar mais os legítimos socialistas do que a mínima pretensão de coligar com o PMDB de propriedade do grupo Sarney.

Como as pesquisas mostram uma clara tendência de rejeição ao prefeito Castelo e de candidatos indicados pela governadora Sarney, os blogueiros e o jornal do sistema Mirante montaram uma estratégia com a intenção de confundir e embolar o processo eleitoral na capital em 2012.

Primeiro tentam fazer o abraço do PSDB com o PCdoB, pegando pedaços de uma entrevista do dirigente comunista, o Jerry, para formar um entendimento ao gosto deles. A última passa por uma esquisita operação de licença do deputado Rubens Jr. para agradar ao financiador do Castelo, o Othelino. A primeira armação recebeu a devida resposta do Márcio Jerry deixando os roseanistas miúdos, a segunda foi solta neste final de semana, ainda está fervendo antes da resposta.

Para completar o plano de intriga, o blogueiro Marco Deça entrevistou o presidente do PSB de São Luís, o Roberto, para saber como vai ficar a lamentável sociedade do Castelo com o Almeida. O Rocha mostrou que continua contra o acordo da pomba com o tucano e afirmou que o PSB deve coligar com os partidos da base de apoio da Dilma. Pronto, prato feito para quem quer publicar uma notícia quente, no molho da pimenta. Mais do que rápido afirmou que o dirigente socialista queria coligar com o PMDB e a ala petista do vice.

Enviei uma mensagem solicitando o esclarecimento dos fatos ao presidente Roberto Rocha:

Prezado Roberto,

Fiquei sem compreender a posição publicada no EMA, sobre a possibilidade de coligar com o PMDB da governadora e o PT do vice.
Foram suas palavras ou mais uma vez o jornalista entendeu como queria?

Recebi a resposta:

Meu caro Felipe,

Claro que não passa pela minha cabeça, e, penso que de ninguém no partido, coligar com o PMDB de Roseana.

Perguntado sobre a possibilidade do PSB coligar com o PSDB de Castelo, disse que isso não passava de um sonho de verão. Que o projeto do partido é ter candidato próprio e que a política de coligação é com os partidos da base da presidente Dilma, respeitada a realidade local. Por isso não podia ser uma regra militar. Eis que, se por um lado, o PMDB é da base, mas é nosso adversário, por outro, o PPS não é da base, mas é nosso aliado. 

Como você conhece, eles fazem do jeito que convém. Diz que o “sonho de verão” é do Zé Reinaldo, para fazer intriga, e não do Castelo. E, inclui o PMDB excluindo o PPS. 

Bom, o foco era a posição do PSB com Castelo, que ao meu ver, ficou bem claro. Só falei o óbvio.

Abraços,

Roberto Rocha

Nenhum comentário: