sábado, 24 de dezembro de 2011

MATÕES - REVOLUÇÃO EDUCACIONAL

Com Jorge Vieira

Prefeitura de Matões faz revolução na educação municipal

Prefeita Suelly Pereira entrega escola modelo diante
de uma multidão de matoenses
Convidado a conhecer o projeto educacional revolucionário que está sendo desenvolvido em Matões, um município administrado pela prefeita Suelly Pereira (PSB), voltei extremamente motivado a acreditar que no Maranhão ainda existe gente de bem na política, apesar dos péssimos exemplos que estamos acostumados a ver. Em três anos de administração a prefeitura inaugurou dezessete escolas e outras três estão em fase de obras.

Como a Educação é tida como prioridade das prioridades, os professores já receberam dezembro, décimo terceiro e vão receber o décimo quarto salário no final deste mês, como forma de estimular ainda mais os docentes a desenvolverem um ensino de qualidade.

Matões é administrado por uma prefeita da oposição, sofre todo tipo de perseguição do governo estadual, que praticamente virou as costas para o município, mas nem por isso seus dirigentes baixaram a guarda, pelo contrário, estão dando exemplo de como se administra com seriedade e competência os recursos públicos.

Na última quinta-feira (22) a prefeita socialista, em companhia de seu secretariado, vereadores, lideranças política do município e convidados, entregou ao povo de Matões a Escola Municipal Rodrigo de Oliveira, uma unidade de ensino modelo, construída com recursos próprios da prefeitura e equipada com o que existe de mais moderno para o conforto e aprendizado de 1200 alunos do 1º ao 9º ano, nos três turnos.

A inovação começa pelo nome da escola. Fugindo a regra de homenagear parentes ou a si próprio, Suelly preferiu fazer uma homenagem ao aluno da rede municipal de ensino Rodrigo de Oliveira, o “Diga”, um menino muito estudioso, vítima fatal de acidente de trânsito no dia do seu aniversário. O atropelamento e morte comoveram a cidade. A professora Madalena Oliveira, mãe de “Diga” agradeceu a Deus pela obra e pela homenagem.

O empreendimento educacional, que custou R$ 1,2 milhão ao município, possui onze salas de aula climatizadas com cadeiras estofadas, laboratório de informática, assim como toda uma infra-estrutura de salas de reuniões para professores e diretores, banheiros, refeitório, cozinha industrial e área de lazer.

“É uma escola diferenciada, acima daquilo que somos acostumados a ver. Estamos escolhendo 90 professores entre os melhores e capacitando-os para fazermos um ensino acima do normal e que nos permita galgar melhores índices no IDEB. Todo material didático será fornecido através de uma parceria com o Instituto Airton Sena e Grupo Suzano”, diz otimista o secretário de Educação de Matões, Inácio Carvalho.

Realmente, o que vi na inauguração foi uma estrutura educacional em condições de fazer o jovem adquiri o gosto pelo estudo, se concentrar nas aulas e aprender a ter esperança no futuro. Para o ex-secretário de Educação do Estado, Altemar Lima (PPS), presente ao evento, “o projeto pedagógico da escola é mais importante que o moderno prédio inaugurado”.

Filho da prefeita Suelly Pereira, o deputado Rubéns Júnior (PCdoB), era um dos mais entusiasmados com a conquista. “Tudo isso aqui foi construído com recursos próprios, o que mostra que quando o poder público quer, independente de ser governo ou oposição, faz. O dinheiro aqui de Matões dar para a prefeita fazer as obras porque é administrado com seriedade”, enfatiza Júnior.

O ex-deputado Rubéns Pereira, secretário de Obras, diz que o investimento na educação começa a produzir eleito na população. “Já conseguimos reduzir em 80 por cento o clientelismo e hoje temos o apoio da população porque o dinheiro está sendo investido em obras de melhoria da cidade. Aqui todo mundo ajuda, mas quem manda no dinheiro é a prefeita”, comemora.

Secretário Rubéns Pereira fiz que educação é tudo
       

 


Nenhum comentário: