quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PSB, UM POSSÍVEL LÍDER, UM PERÍODO QUE FINDA

Com Felipe Klamt

Diariamente acompanhamos os noticiários sobre as condutas dos políticos, sempre referenciados pelos partidos ao qual estão filiados. Na verdade, a população participa do sistema político como crítico e avaliador no período eleitoral, sem ainda conseguir o êxito na escolha dos candidatos.

A quantidade de eleitores que participa do controle político integrando os partidos ainda está muito longe do ideal para fortalecer a proteção contra as equivocadas decisões dos eleitos gestores. Infelizmente a grande maioria dos partidos serve de sustentação de grupos que utilizam da política para manter o poder, deixando a ideologia no segundo plano.

No Maranhão, este comportamento não apresenta diferença entre as siglas partidárias, da esquerda à direita os filiados não fundamentam as participações no executivo. Fato que afasta os capacitados membros de diversos segmentos da sociedade no assinar a ficha de filiação.

O PSB de São Luís, um legítimo representante dos movimentos de esquerda e um dos mais desejados, entre os partidos, passa por uma turbulência determinada pelo individual interesse do presidente estadual, o José Antônio Almeida, quando empresta a agremiação socialista como carimbo de capacidade e validade do inoperante e denunciado governo comandado pelo tucano João Castelo.

O gestor municipal pagou ao grupo do Almeida com a secretaria de educação, somente possibilitando a indicação do secretário e mais uma penca de cargos comissionados. Apesar de o vivido secretário Othon Bastos poder contar uma trajetória de educador, com passagem na reitoria da UFMA e secretário de estado, em nenhum momento foi permitido implementar uma marca de revolução socialista na educação da capital.

A decisão de manter o PSB no vexatório papel de marionete do prefeito de São Luís tem esvaziado o partido dos seus melhores quadros, resta à dúvida de quanto tempo vai durar esta caminhada suicida do presidente do PSB no Maranhão.

Continua fazendo de conta que não recebeu a mensagem, mesmo sabendo que a nacional do partido determinou o afastamento dos não alinhados ao governo federal e a mudança da atual comissão provisória de São Luís, comandada pelo seu filho.
                                                                  
Um possível líder partidário que não fez acontecer, um período que finda.

Um comentário:

Frederico Luiz disse...

Felipe,

Reproduzi sua postagem sobre o PSB. Republiquei com o devido crédito:
http://frederico2010.blogspot.com/2011/09/psb-um-possivel-lider-um-periodo-que.html