quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VAMOS DE CÉSAR SOARES - A INSEGURANÇA


Com César Soares
Com A (in)Segurança na Baixada Maranhense

Não bastasse ser uma das regiões mais pobres e esquecidas pelas autoridades no estado, agora, a Baixada Ocidental Maranhense convive com o aumento desenfreado da violência, uma das chagas sociais mais perversas.
Para completar o clima se insegurança na maior cidade da região, Pinheiro, o secretário de segurança, o deputado estadual Raimundo Cutrim, em viagem oficial semana passada, afrontou os cidadãos durante entrevista à mídia local; citando como exemplo a prisão de nove pessoas de Cururupu envolvidas no ataque à delegacia daquela cidade, ameaçou prender homens e mulheres de bem da nossa cidade, “caso algum engraçadinho tente se manifestar contra a construção do presídio em Pinheiro”, alertou.
Convenhamos, senhor secretário, que seja natural que a sociedade esteja indignada com a retirada por parte da governadora Roseana Sarney dos recursos de um Socorrão(hospital de emergência) em Pinheiro, que serviria toda região, e agora quer dar em troca um presídio. Nossa Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, compatível com o Estado de Direito e a democracia do Brasil.
Ameaças como essas feitas por um secretário revela, no mínimo, ranços autoritários oriundos dos tempos mais tenebrosos da ditadura militar e mostra a verdadeira face do governo que serve.
A onda de assaltos em Pinheiro é crescente, assim como o tráfico de drogas, que seduz nossa juventude sem oportunidades de educação e trabalho. Em Central do Maranhão e Cedral as agências dos Correios foram assaltadas mais de quatro vezes somente este ano. Até na zona rural anda acontecendo crimes, como o que ocorreu em Bom Viver, povoado a 12 km de Pinheiro, na estrada de Santa helena, onde assaltantes encapuzados atacaram o comerciante Eurico Fróes, balearam-no e aterrorizaram sua família e vizinhos.
O Comando da Polícia Militar de Pinheiro, que tem de atender toda a região não possui viaturas, senhor secretário! Imagine, uma ocorrência em Guimarães, como chegará por lá um reforço da PM? Recentemente, foi substituído o comandante do batalhão que estava no cargo há apenas oito meses, a pedido de políticos. O então comandante vinha desempenhando bem o seu papel; há comentários de que o mesmo não concordava com procedimentos à margem da legalidade praticados na 8ª Ciretran de Pinheiro, o Detran regional da baixada.
Nos últimos quarenta anos, a baixada serviu apenas como curral eleitoral da oligarquia Sarney para tirar a diferença dos votos que perdia em outras regiões. Uma região que é potencialmente rica, o nosso “pantanal maranhense”, cujo ecoturismo precisa ser estimulado, fora empobrecida ao longo do tempo pelo abandono das autoridades.
Mas, o baixadeiro é forte, é trabalhador e lutará por melhores dias, sabendo dar o troco na hora certa, nas urnas, silenciosamente. Sem derramar uma gota de sangue, afastará do poder os seus algozes, estes não têm condições morais, nem competência para estar lá.
Bancário e militante do PT de Pinheiro
e-mail:
césar.2008@yahoo.com.br

Nenhum comentário: