domingo, 7 de fevereiro de 2010

VAMOS DE JOÃO - VAI DAR CAPIROTO NO BAILE DO PARANGOLÉ

Com Joãozinho Ribeiro

Na bagagem, um bocado de saudades e o coração palpitando pelo reencontro com a alegria do carnaval e com os paralelepípedos e ladeiras de São Luís. Nesta edição momesca de 2010, uma motivação toda especial se vincula às homenagens que serão prestadas pela Favela do Samba ao adorável “capiroto”, Cesar Teixeira, e ao Baile do Parangolé, onde comemoraremos os 31 anos de respeitada existência da Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Em ambos os casos, desfile da Favela e Baile do Parangolé, serão rendidas merecidas homenagens ao poeta, escritor, jornalista e compositor Cesar Teixeira.

Apesar de inúmeros carnavais no costado, pela primeira vez participarei de um desfile das escolas de samba de São Luís, e será na “ala dos boêmios amigos do Cesar Teixeira” (não poderia mesmo ser em outra), da Escola de Samba do bairro do Sacavém, que levará para a avenida o enredo “A Favela se fez Bandeira no Planeta de Cesar Teixeira”.

Espero ter pernas, coração e fígado suficientes para agüentar o embalo. Já me conheço de outros carnavais, e a alegoria física já não é mais a mesma de nunca de antes neste país chamado corpo humano. O Baile do Parangolé acontece nesta 6ª feira gorda (12/02), na sede do Sindicato dos Arrumadores, na Rua da Estrela, que é instituição parceira de primeira linha da empreitada, e tem cara de poder entrar definitivamente no calendário da folia da cidade.

Além destes, outros bons motivos para nossas manifestações culturais e para nossos mestres e mestras da cultura popular é o resultado do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Dona Izabel, instituído pela Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura. O resultado da Fase de Seleção, publicado em 03/02/2010, contempla as seguintes agremiações culturais e mestres da cultura popular maranhense:

Categoria Mestres – 1) José Tomás dos Santos (Zequinha de Militão); 2) Marlene Silva (Malá ou Colega); 3) Maria Joana Vera Lopes (Dona Maria Joana da Barra); e 4) Elza Sousa Mendes.

Categoria Grupos – 1) Urso Alegria de Carema – Drama de Carnaval; 2) Associação Cultural do Bumba-Meu-Boi Brilho da Sociedade da Vila Passos – Bumba Boi de Costa de Mão; 3) Tambor de Crioula do Brejo São Félix; 4) Grupo Folclórico e Cultural Bumba-Meu-Boi Rei da Zona; 5) Bumba-Meu-Boi “Brilho de Cantanhede”; e 6) Associação Folclórica do Bumba-Meu-Boi Famosão de Humberto de Campos.

Esta é a segunda edição do Prêmio Culturas Populares. Na anterior, o homenageado foi o nosso Humberto de Maracanã. A premiação destina a cada grupo e a cada mestre da cultura popular brasileira a importância de RS 10.000,00 (dez mil reais), livres da incidência de impostos ou de qualquer outro tributo ou contribuição. Desde a primeira edição, o Maranhão tem-se destacado pelo número de representantes contemplados, e em 2008 o Prêmio foi lançado em São Luís numa grande festa popular na Praia Grande, pela Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

A nota de pesar da nossa coluna é dirigida ao falecimento de D. Lili, mãe da professora do Departamento de Comunicação da UFMA, Ester Marques, que contribuiu de forma grandiosa e respeitável com as nossas manifestações tradicionais, dedicando considerável parte de sua laboriosa existência, com zelo e dedicação, a valorização desta nobre causa. D. Lili, juntamente com pessoas da estirpe de D. Terezinha Jansen e Nelson Brito, por certo devem ter um lugar reservado na constelação celestial das estrelas humanas, cujos brilhos permanecerão em nossa memória, iluminando para sempre os caminhos que conduzem ao surgimento de novos mestres e mestras da nossa transcendental cultura popular.

De volta ao enredo da breve estação terrena, sabemos que a vida não se resume em carnavais, parafraseando o compositor Vandré, “mas é preciso viver, e viver não é brincadeira não”, como diria outro mestre da música popular brasileira – Paulinho da Viola. Por isso mesmo, devemos valorizar cada momento da nossa existência, seguindo os bons exemplos de generosidade e os ensinamentos que estes mestres e mestras nos deixaram.

Pra finalizar, vou ficando por aqui, com os versos do “capiroto” Cesar Teixeira, convidando a todos para desembarcar nesta sexta-feira na folia do Baile do Parangolé:

“Só entra na banda / só entra na banda / só entra quem tiver camisa / nu da cintura pra baixo / a banda não se responsabiliza”.

Portanto, compre a sua camisa e entre na gandaia do Baile do Parangolé. Um excelente carnaval a todos os foliões maranhenses, na paz, na alegria e com toda a criatividade do nosso engenho e arte!

Como feliz folião

Nenhum comentário: