sábado, 5 de junho de 2010

SARNEY GOSTA DOS BLOGUEIROS MARANHENSES?

Com Felipe Klamt

Nas eleições de 2006, no Amapá, duas mulheres fizeram o senador Sarney sair da sua imagem de homem público cordato.

A candidata para o senado Cristina Almeida (PSB), comandou uma campanha contra o Sarney movida pelo apoio popular, sem estrutura, alcançando 123.378 mil votos contra 152.486 mil votos conseguidos com muito financeiro e algumas cenas hilárias, com o senador ensaiando dançar o “Marabaixo” para dizer que era “povo”.

A jornalista Alcinéa Cavalcante conseguiu expor para o Brasil as artimanhas políticas do senador maranhense que o Maranhão não queria e o Amapá muito menos. Todos diziam “Xô Sarney”.

Com muita competência e coragem, a jornalista conseguiu formar uma rede entre os comunicadores e os movimentos sociais que obrigou o Sarney a contra-atacar com mais de dois milhões em ações na justiça.

Sem esquecer que outros jornalistas e blogueiros do Amapá continuam com seus minguados recursos bloqueados para pagar as pesadas multas geradas pelas ações judiciais, juntas devem passar dos cinco milhões de reais.

Quando a família Sarney conseguiu armar o maior golpe jurídico eleitoral contra o governador Jackson Lago no TSE, imaginavam que a oposição ficaria esfacelada, permitindo um passeio para a filha do algoz. A oposição está mais viva que nunca.

Somente não esperavam que a nova forma de comunicação, os blogs, estaria organizada em rede para enfrentar os desmandos, melhor, as ações alucinadas da Roseana, dos parentes e agregados nesta atual ocupação governamental.

O mais curioso é que os blogueiros maranhenses denunciam os ocupantes do governo e familiares de todas as formas e o Sarney não processa nenhum deles.

Qual a causa para este fenômeno?

Talvez seja o temor de viver novamente uma avalanche de exposição pública por meio dos jornalistas e blogueiros ou mais uma tática do marqueteiro Duda Mendonça. No estilo Roseana a “benevolente”.

Resta saber por quanto tempo vai durar este comportamento.

Nenhum comentário: