quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ESQUERDA COM ATITUDE


Com Felipe Klamt

Era para ser um ato de filiação partidária do deputado Rubens Júnior e do ex-deputado Fortunato Macedo no PC do B.
Durante algumas horas, que iniciaram na manhã desta terça-feira, no plenarinho da assembleia legislativa do Maranhão, o que realmente aconteceu foi o primeiro encontro político do PC do B com o PSB para a eleição de 2010. O mais curioso é que nada foi combinado para transformar este evento em um espaço de fortes discursos políticos e de fortalecimento da oposição ao atual governo estadual.







Com a presença de muitos deputados e vereadores de diferentes cores e de ideologias, de jornalistas, fotógrafos e principalmente de militantes de esquerda que ensurdeceram o ambiente com os seus gritos de guerra, a filiação dos camaradas virou a primeira demonstração que a família detentora do poder vai ter rever as suas estratégias se quiserem ganhar a próxima eleição.





Presentes na grande festa promovida pelos camaradas, os companheiros do PSB filiaram a deputada Cleide Coutinho que comanda com o seu marido, o prefeito Humberto Coutinho, o grupo político que tem estreitas ligações com o PC do B do deputado federal Flávio Dino.
Propostas de projetos, cobranças de posições e de atitudes foram os focos das falas dos ocupantes dos microfones. Parece que esta briga eleitoral vai ser para gente grande e competente.





Fotos com Felipe Klamt - Filiação PC do B - ALMA

terça-feira, 29 de setembro de 2009

COMUNIDADE SOCIALISTA

Com Felipe Klamt
A militância do partido socialista brasileiro de São Luís esteve, ontem, novamente reunida para ampliar as discussões, definir as reuniões nas comunidades antes do encontro regional que vai acontecer em dezembro.
No amplo debate realizado na sede do partido ficou definido que a principal missão dos militantes esta no fortalecimento do municipal de São Luís e a ampliação dos quadros por segmentos.
Neste encontro socialista não faltou opiniões, discursos políticos e debates calorosos sobre a atual conjuntura política à nível municipal e estadual.
E como toda família que tem o intuito de construir o coletivo ficou a certeza que estamos no caminho certo para moldarmos um modelo municipalista.
Fotos com Felipe Klamt – PSB – São Luís

domingo, 27 de setembro de 2009

CURIOSO, VALE O AVISO


Com Felipe Klamt

Curioso. Esta semana conversei com duas pessoas que me relataram o incômodo de algumas pessoas com o nosso blog Com Continuação.
Realmente estou preocupado com esta informação. Será que era um aviso para desistirmos de fazer este espaço de notícias, opiniões e expressões?
Vou continuar preocupado, avaliando as nossas postagens no sentido de verificarmos se atingimos alguém, se faltamos com a verdade, se fugimos ao nosso intuito de ajudar um Maranhão possível.
Precisamos ter a capacidade de entender que as opiniões devem ser respeitadas, agora certas atitudes jamais. Não tenho problema pessoal com ninguém, somente com as suas maneiras e formas de chegar ao poder.
Vale o aviso, quem sabe eu não deva estar preparado para um ataque ou uma maldade bem calculada. Estou pronto, esta é a minha decisão e a minha luta. Eu continuo.

Imagem site Mais Futebol

VAMOS DE JACKSON LAGO - ENCONTRO DO PDT


Com a Palavra de Jackson Lago

Passei o dia de ontem reunido com os companheiros do PDT maranhense, no auditório da Assembleia Legislativa. Foi o 1º Encontro Estadual do PDT 2009, oportunidade de avaliar as grandes políticas públicas dos dois anos e três meses de nosso governo e, ao mesmo tempo, de discutir o futuro, muito especialmente o grande embate eleitoral que ocorrerá no ano que vem, com eleições para presidente da República, governador do Estado, duas vagas para o Senado, deputado federal e deputado estadual.
Foram momentos emocionantes, com a presença de centenas de companheiros de todas as regiões do Estado e de São Luís, que trouxeram palavras de alento e de esperança, ao denunciarem o inconformismo existente nas mais remotas áreas do Maranhão, bem como nas médias e grandes cidades, que pouco a pouco começam a responder ao governo nascido do golpe judiciário, com protestos, mobilizações, greves e movimentação política.
Prefeitos, deputados, vereadores, vice-prefeitos de nosso PDT se uniram à militância dos diversos movimentos partidários para acompanhar palestras sobre democratização do Estado, educação, saúde e saneamento, infraestrutura, segurança e grandes projetos. Esses momentos de exposição formal foram muito ricos e trouxeram a todos nós informações que eram desconhecidas pela grande maioria dos presentes.




Ao mesmo tempo, o debate informal, de grandes grupos que se formavam aleatoriamente (e que depois se dissolviam para partir para novos grupos e novos debates), se espraiavam por outras dependências do encontro, com trocas de informações importantíssimas para a continuidade das militâncias políticas nos municípios.
Durante todo o decorrer do encontro, tivemos, também, a visita de parlamentares e dirigentes de outros partidos co-irmãos, numa demonstração que a unidade do campo oposicionista é um desejo não apenas da maioria da população, mas também de extensos setores das cúpulas partidárias.
Mas, foi na parte da tarde que as discussões se inflamaram, pois saímos do campo administrativo para enveredarmos no debate sobre táticas eleitorais para 2010. Mas, apesar do calor dos debates, foi possível se ver o amadurecimento do partido, que compreende perfeitamente a nova conjuntura, na qual as forças da oligarquia decadente já não conseguem manter sua dominação pelo voto e têm de apelar para outros instrumentos para sua manutenção.

O PDT que ontem se reuniu é um partido sofrido, mas de convicções firmes. Partido que se mantém inalterável no campo popular e democrático, mas que consegue atrair, para seus quadros e suas idéias, setores antes associados à oligarquia, hoje conscientes de que um Maranhão progressista e desenvolvido só acontecerá com a retomada do projeto consubstanciado por nossa administração. Partido que continua com responsabilidades administrativas em dezenas de municípios do Estado, mas que sabe que o pleno municipalismo não se coaduna com práticas oligárquicas e centralizadoras, e sim, com políticas descentralizadoras e municipalistas.
Saio do 1º Encontro Estadual do PDT 2009 revigorado pela demonstração de força, coesão, responsabilidade e vigor de nosso partido, com a certeza de que ele será instrumento fundamental para rompermos com o atraso e retomarmos o fio da História de um Maranhão progressista, livre e feliz.
Foto com Felipe Klamt - Encontro PDT - ALMA

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VAMOS DE HAROLDO SABÓIA - A DISPUTA PRESIDENCIAL E O MARANHÃO



Com Haroldo Sabóia

A disputa pela sucessão de Luis Inácio Lula da Silva vai adquirindo rapidamente contornos cada vez mais nítidos e, surpreendentemente, bem diferentes daqueles que pareciam corresponder aos anseios do Palácio do Planalto.
Com o lançamento de Marina Silva e a reafirmação das candidaturas de Heloisa Helena e Ciro Gomes já não teremos uma eleição plebiscitária, tendo como objeto de discussão Lula versus FHC, sonho dos estrategistas e marqueteiros que levaram o PT e seus aliados às vitórias em 2002 e 2006.
As conquistas sociais do governo Lula já não serão monopólio da candidatura Dilma Roussef. Serão repartidas entre todos aqueles postulantes a Presidência da República que construíram a difícil e vitoriosa caminhada de Lula, seja nas florestas úmidas da Amazônia seja nos solos tórridos das caatingas dos Nordestes.
Tanto quanto a ministra Dilma, Marina, Heloisa e até mesmo Ciro Gomes poderão reivindicar uma maior ou menor participação nos números positivos da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), realizada em setembro de 2008 e divulgada nestes dias pelo IBGE. Como foram amplamente noticiados, seus resultados revelam o ‘Retrato do Brasil’ com os reflexos da expansão econômica de 2007: a queda dos índices de desigualdade, o incremento de renda e o avanço no emprego formal.
No calor de seus altíssimos índices de aprovação popular, reconhecido e respeitado na cena política internacional, estimado por chefes de Estado dos mais diversos matizes ideológicos, qual será o estado de espírito de Lula face às pesquisas pouco alvissareiras à sua candidata Dilma? Qual será o seu sentimento diante do apetite cada vez mais voraz dos seus aliados mais próximos e afagados?
Difícil creditar à ministra Dilma sua manifesta falta de traquejo, de desenvoltura. O drama resultante de seus problemas de saúde, supervenientes a sua escolha como candidata, e sua falta de experiência em disputas eleitorais constituem questões delicadas, difíceis de serem postas, quase impossíveis de serem respondidas. Como, na vida, as razões da virtude e da fortuna...
Em outra ordem de pensamento, não poderíamos descartar a hipótese de que o presidente Lula não estaria de corpo e alma, prá valer, emocionalmente envolvido em sua própria sucessão. Nessa linha, com a mesma frieza com que conteve um extraordinário crescimento do partido que fundou, o PT, tendo a preocupação de manter sempre o criador maior que a criatura. A Lula não causaria nenhum desconforto entregar a faixa presidencial a um adversário historicamente fraco, fadado a devolver-lhe, na data constitucionalmente aprazada, a honraria recebida.
E o Maranhão? Pelas estripulias de suas elites, continua a perambular entre os noticiários político e policial.
Nesta quarta, por exemplo, a Mansão do Calhau recebeu o todo poderoso José Dirceu. Estava acompanhado de alguns sarneysistas filiados (ou infiltrados?) ao Partido dos Trabalhadores do Maranhão; os mesmos que, graças ao golpe pela via judicial que afastou o governador eleito, são agora felizes nomeados pela governadora sem votos, Roseana.
Dirceu aproveitou o conforto da Casa Grande para, pensando o Maranhão como uma senzala, anunciar que o PT local haverá de coligar-se com o PMDB da oligarquia Sarney-Murad.
Lembrado do processo em curso de eleição de novos dirigentes, Dirceu foi cristalino: a aliança do PT com a Oligarquia Sarney no Maranhão independe do resultado das disputas internas.
“Basta me procurar no dia seguinte”, afirmou Dirceu, deixando claro que pesará sobre o PT maranhense uma pronta intervenção.
Quais as conseqüências de uma intervenção desse tipo? Antes de tudo, as roseanas, os lobões, os demais sarneys e murads, agregados de todos os naipes, ganham preciosos tempos de rádio e televisão no horário eleitoral.
Mas isto não é tudo e nem sequer o mais importante.
O que Sarney e sua Oligarquia querem é criar um fosso, um abismo, isolar as oposições maranhenses do PT, partido do Presidente Lula.
Assim, o PDT, com a candidatura historicamente legítima de Jackson Lago ao governo, e o PSB, liderado pelo ex-governador José Reinaldo, candidato natural ao Senado da República, pólos centrais das oposições no Estado, perderiam o apoio formal do Partido dos Trabalhadores... à força de mais um golpe contra o Maranhão e os maranhenses.
Foto com site Wikipédia

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VAMOS DE CÉSAR SOARES - A INSEGURANÇA


Com César Soares
Com A (in)Segurança na Baixada Maranhense

Não bastasse ser uma das regiões mais pobres e esquecidas pelas autoridades no estado, agora, a Baixada Ocidental Maranhense convive com o aumento desenfreado da violência, uma das chagas sociais mais perversas.
Para completar o clima se insegurança na maior cidade da região, Pinheiro, o secretário de segurança, o deputado estadual Raimundo Cutrim, em viagem oficial semana passada, afrontou os cidadãos durante entrevista à mídia local; citando como exemplo a prisão de nove pessoas de Cururupu envolvidas no ataque à delegacia daquela cidade, ameaçou prender homens e mulheres de bem da nossa cidade, “caso algum engraçadinho tente se manifestar contra a construção do presídio em Pinheiro”, alertou.
Convenhamos, senhor secretário, que seja natural que a sociedade esteja indignada com a retirada por parte da governadora Roseana Sarney dos recursos de um Socorrão(hospital de emergência) em Pinheiro, que serviria toda região, e agora quer dar em troca um presídio. Nossa Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, compatível com o Estado de Direito e a democracia do Brasil.
Ameaças como essas feitas por um secretário revela, no mínimo, ranços autoritários oriundos dos tempos mais tenebrosos da ditadura militar e mostra a verdadeira face do governo que serve.
A onda de assaltos em Pinheiro é crescente, assim como o tráfico de drogas, que seduz nossa juventude sem oportunidades de educação e trabalho. Em Central do Maranhão e Cedral as agências dos Correios foram assaltadas mais de quatro vezes somente este ano. Até na zona rural anda acontecendo crimes, como o que ocorreu em Bom Viver, povoado a 12 km de Pinheiro, na estrada de Santa helena, onde assaltantes encapuzados atacaram o comerciante Eurico Fróes, balearam-no e aterrorizaram sua família e vizinhos.
O Comando da Polícia Militar de Pinheiro, que tem de atender toda a região não possui viaturas, senhor secretário! Imagine, uma ocorrência em Guimarães, como chegará por lá um reforço da PM? Recentemente, foi substituído o comandante do batalhão que estava no cargo há apenas oito meses, a pedido de políticos. O então comandante vinha desempenhando bem o seu papel; há comentários de que o mesmo não concordava com procedimentos à margem da legalidade praticados na 8ª Ciretran de Pinheiro, o Detran regional da baixada.
Nos últimos quarenta anos, a baixada serviu apenas como curral eleitoral da oligarquia Sarney para tirar a diferença dos votos que perdia em outras regiões. Uma região que é potencialmente rica, o nosso “pantanal maranhense”, cujo ecoturismo precisa ser estimulado, fora empobrecida ao longo do tempo pelo abandono das autoridades.
Mas, o baixadeiro é forte, é trabalhador e lutará por melhores dias, sabendo dar o troco na hora certa, nas urnas, silenciosamente. Sem derramar uma gota de sangue, afastará do poder os seus algozes, estes não têm condições morais, nem competência para estar lá.
Bancário e militante do PT de Pinheiro
e-mail:
césar.2008@yahoo.com.br

JACKSON LAGO - ENCONTRO DE LIDERANÇAS

Clique para ampliar o convite
Convite enviado pelo Movimento pela Libertação do Maranhão

terça-feira, 22 de setembro de 2009

BLOG DO MARCOS NOGUEIRA - É DE LUTA

Com Felipe Klamt

Acompanho a trajetória do jornalista Marcos Nogueira há muito tempo.
Como o tempo passa, lembro que quando tive o prazer de conversar pela primeira vez com o correspondente da Folha de São Paulo, era combativo, ainda esta firme e cheio de sonhos, ainda tem certeza que o Maranhão vai mudar.
Competente escriba com um saboroso humor que já incomodou muitos senhorios desta terra. E ainda vai fazer um monte morder pimenta.
Enfrenta a todas as adversidades com uma decisão que é exemplo para os que gostam de reclamar da vida e desistem no primeiro susto de dificuldade.
Passou por muitos veículos de comunicação e esta fazendo falta no cotidiano dos leitores da mídia imprenssa.
Agora estou postando o seu espaço eletrônico no nosso blog com continuação para acompanhar e interagir.
Acesse www.marcos-nogueira.blogspot.com, com certeza vale à pena.

Foto com Felipe Klamt – Movimento Balaiada - 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ENTREVISTA: FALA FÁBIO GENTIL


Com Felipe Klamt falando com Fábio Gentil
Para começar, fale de você para entendermos a sua jovem história?
Me formei em Engenharia Civil em 1995 em Campina Grande - Paraíba.
Resolvi voltar para minha terra natal, pois além de dever como cidadão agora formado tinha uma vida pública construída desde a época estudantil, participando de grêmio e grupo de jovem em gincanas em nosso município. Por ter aprendido junto a minha família o quanto é importante participar das decisões de minha cidade, meu estado, meu país, e por estar no sangue, resolvi seguir também o caminho deixado por meu pai, o então deputado estadual José Gentil. Em 1998 resolvi concorrer a uma cadeira da câmara municipal, obtive 755 e fiquei como primeiro suplente, vindo a assumir logo em seguida, dois anos depois, isso me deu ainda muito mais vigor e vontade de trabalhar para poder mostrar o quanto poderia oferecer ao nosso município, em 2000 renovei minha candidatura a vereador, me tornando o vereador mais votado em Caxias e em termos percentuais um dos mais votados no Maranhão, com quase 3000 votos. Continuei nosso trabalho, expandindo o mesmo no estado, onde resolvi me candidatar a um cargo de deputado estadual em 2002, obtendo um total de 13.961 votos, ficando com suplente de deputado, mas, julgo ter saído vitorioso, pois fui contra as maiores forças estaduais e municipais, novamente fui reconduzido ao parlamento municipal em 2004 e 2008, onde continuamos trabalhando firme e forte para alcançar o executivo municipal.

Como foi construída a sua caminhada para o parlamento municipal?
Com muito trabalho, determinação e com um grande trabalho junto à juventude Caxiense, mostrando o quanto poderíamos trabalhar junto ao nosso município, apresentando propostas que viesse a somar para o engrandecimento de nossa cidade.

Vale na juventude a indolência, como você entende o momento político do Maranhão?
Precisamos ser mais atentos, menos preguiçosos, mais responsáveis, não podemos mais errar, mas sim lutar pelos nossos ideais, já que o atual momento político do Maranhão é complicado, está ocorrendo um verdadeiro descalabro com a coisa pública. Com fraude, perseguição, ódio e acima de tudo falta de compromisso com nosso povo. O governo atual de Roseana Sarney não está preocupado com a legalidade dos seus atos e com o cumprimento das leis, mas sim e somente em perseguir àqueles que não a apoiaram nas últimas eleições. Precisamos urgentemente ir às ruas, gritar, conclamar nosso povo para a luta e mostrar o desrespeito com que o governo atual trata nosso estado.

Acreditas que a solução do Maranhão é a renovação na política?
Não tenho nenhuma dúvida de que precisamos renovar a política estadual, precisamos de ideias novas, precisamos de pessoas realmente compromissadas com nosso estado, que vejam acima de tudo e em primeiro lugar o avanço e não o retrocesso com tem acontecido nas últimas décadas.

Quais as suas propostas para o seu município, lembrando que não representas somente o segmento da juventude?
Melhorias para a saúde no município; Incentivar o esporte aos jovens com campeonatos de futebol, vôlei e futsal; Lutar pelo asfalto nos bairros periféricos de Caxias; Estruturar aulas de Artes Marciais nos bairros como incentivo ao esporte. Lutar e buscar projetos para viabilização de emprego e renda para comunidade bem como parceria pelos trabalhos sociais, desenvolver palestras junto aos jovens sobre AIDS, drogas e alcoolismo.

Caso tivesse a chance de governar os maranhenses, qual seria as suas principais propostas?
De imediato buscar resgatar a imagem de nosso Maranhão de um estado hospitaleiro e de pessoas de boa índole, tentar amenizar os problemas de nosso povo da zona rural dando incentivo aos produtores e principalmente assistência técnicas que é extremamente necessário, oferecer incentivo as micro-empresas para que as mesmas possam gerar emprego e renda ao nosso estado. Priorizar também a nossa rede de saúde que hoje esta falida e na UTI, oferecer oportunidade aos nossos jovens para que aqui possam produzir e não tenha que sair de nosso estado em busca de sobrevida.

Falando de juventude, o que você pensa sobre as drogas, vale a pena descriminalizar?
Na minha opinião, a droga é responsável por toda essa violência no mundo, praticada tanto por quem consome como por quem trafica, mesmo assim acredito que não deveríamos descriminalizá-la, gostaria de dizer que: não deveríamos enfatizar o fato de descriminalizar a maconha ou outra droga qualquer, pois objetos e coisas não podem ser criminalizados, mas sim a conduta de pessoas. Assim, não é possível declarar a maconha como criminosa e, portanto, não podemos descriminalizá-la, mas sim a conduta de alguém que a utiliza.
Com tantos jovens tendo que assumir uma paternidade precoce, com tantos casos de DST/AIDS, qual a sua posição sobre o aborto?
É uma questão delicadíssima, abortar é tirar o direito a vida de uma pessoa que não tem pelo menos o direito de se defender. Existem tantos meios de se evitar a gravidez que muitas das vezes as pessoas brincam de engravidar, pois sabem da facilidade que tem de tirá-lo. Há casos, como por exemplo: Estupro, risco de vida da mãe, em alguns casos como esses que precisam ser estudados na tentativa de regulamentá-los, mas jamais deveremos abusar de tais procedimentos.

No seu entendimento como deve ser combatida a corrupção?
A corrupção é fruto do sistema que valoriza o ter, e não o ser. Que estimula o individualismo, em vez da solidariedade. Enfim a corrupção é fruto do sistema que subverteu os valores morais da sociedade e busca sempre cada vez mais acumular bens materiais. Tudo pode ser vendido e comprado. Somente com a educação baseada em valores de honestidade, solidariedade e lealdade é que acabará a corrupção. Os políticos vêm do povo e por este são eleitos. Se há políticos corruptos é porque a própria sociedade os corrompeu.

Falando de peito aberto, quais os seus sonhos como representante popular?
Uma sociedade mais justa com direitos iguais onde cada um tem que reconhecer que seu direito acaba onde inicia o do outro. Acredito e aposto que em um futuro bem próximo teremos a plena convicção de que precisaremos plantar para podermos colher, mas que o principal adubo será a valorização do povo. Será a certeza de que o mal que aqui se faz, aqui se paga.

domingo, 20 de setembro de 2009

GATOS NA CAMA DO CUTRIM

Com Felipe Klamt

Vejo e leio na capa do jornal O Estado do Maranhão esta foto com a chamada “PM TENTA SE MODERNIZAR”. Prestem bem a atenção, não foi ninguém de oposição que afirmou que a policia militar “TENTA”, foi o próprio impresso oficial da família.
Caso não queiram que o Cutrim fique comandando a secretaria de segurança seria no mínimo respeitoso que a chefa solicite o cargo de volta. É deputado, é jornalistas atacando o delegado e deputado.
Como ele incomoda muita gente poderosa,deveria ter cuidado com o fogo amigo dos felinos governamentais.

Foto com Jornal O Estado do Maranhão

CAMA DE GATO = GOVERNO DO MARANHÃO

Com Felipe Klamt

Ficava procurando um título para dar a este governo sem mando, enrolado nele mesmo e regozijando o seu próprio veneno.
Nunca imaginei que o governo televisivo, quem falou foi o cafifa, estaria proporcionando uma chacota tão perfeita para a oposição maranhense.
Vai estrear a próxima novela da TV Globo com o nome de “CAMA DE GATO”, parece que vai ser financiada pelo executivo estadual para ser filmado nos lençóis e vender ao Brasil a idéia de um Maranhão perfeito. Acho que vai ser ao contrário, vai fazer é o povo brasileiro continuar lembrando que a família existe.
Será que posso chamar este governo de cama de gato?
Sem ofensa aos nobres gatos.
Foto com Iplay

sábado, 19 de setembro de 2009

ENCONTRO DE CAMARADAS



Com Felipe Klamt

Estive, ontem, participando do congresso do Partido Comunista do Brasil organizado pelos dirigentes do municipal de São Luís. Evento que contou com muitos filiados históricos, muitos novos camaradas sendo filiados e bote gente neste partido.
Assisti a muitos discursos de dirigentes, de parlamentares do municipal, do federal, de representantes de outros partidos que seguem à ideologia socialista e trabalhista. Muitos aplausos, gritos de luta, bandeiras vermelhas sendo agitadas. Uma legítima festa de esquerda.
Entre os discursos de fortalecimento do partidão, da necessidade de continuarem apoiando ao governo Lula, da greve de 1979, do comportamento do atual gestor municipal de São Luís, da crise econômica mundial e a saída pela esquerda do Brasil, da eleição para governador do Maranhão (não tenham dúvida que nestes momentos o Flávio Dino era lembrado e ovacionado), ouvi o próprio Flavio Dino afirmar com uma convicção de eleito que é o candidato comunista ao governo do estado.
Para esclarece se é ou não ligado à família Sarney, o candidatissimo disse que é “após” o Sarney e que a partir de agora quando perguntarem a ele sobre este assunto vai responder dizendo que “sou Botafoguense e do PC do B”. Foi uma gargalhada geral.

RODADA DE ENTREVISTAS: FALA FIGURA


Com Felipe Klamt

Convidamos os nossos leitores e parceiros para acompanhar as entrevistas com figuras interessantes, podem ser políticos, intelectuais, profissionais liberais, líderes comunitários, militantes e muitos dos que fazem da história da nossa terra as suas lutas.
Nesta primeira rodada de entrevistas enviamos 10 perguntas iguais aos políticos que estão e poderão estar no futuro ocupando posições de poder nos municípios e no estado.
Vale saber as opiniões, os pensamentos e as vontades destes entrevistados para podermos entender qual o nosso presente e principalmente o futuro.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

VAMOS DE VIDIGAL


Com Edson Vidigal
Com A Rosa Púrpura

Ou é o direito, ou é o torto. Ou é a mentira, ou é a verdade. Tudo assim sem meio - termo, ou o certo ou o errado. Irremediavelmente, entre uma coisa e outra, o devaneio.
Essa tendência a sonhar, a se agarrar nas esperanças, a não fazer nada e ficar só na crença das promessas, é engenharia do cérebro, na defensiva.
O sonho muitas vezes se expande em constâncias renitentes ao ponto de quase suplantar as esperanças. É quando o desespero desponta apressado em silêncios sufocantes, sem chance de trégua à meditação.
O processo civilizatório em todos os seus estágios dependeu, e muito, dos pensadores. O que teria sido do mundo, desde as cavernas, se uns poucos não tirassem um tempo para observar as coisas calmamente, pensando?
Há que se estar muito esperto sempre que a vista alcançar a linha demarcatória imaginária entre a realidade e a fantasia. A realidade não engana, pode ser incômoda, mas não engana.
A tendência a fantasiar as coisas, a ultrapassar a fronteira que separa o verdadeiro do imaginário, é um sintoma forte do alheamento que acomete aos que acostumados a receber tudo na boquinha não conseguem ir à luta.
Não sei se alguém de vocês viu um filme do Wood Allen chamado a Rosa Púrpura do Cairo. Se já viu, vale a pena ver de novo.
O enredo do filme diz muito sobre o que se passa com algumas figuras da nossa contemporaneidade, embora nem tanto assim com o charme mal ensaiado e o discurso canastrão.
O cenário da história de Allen tem como pano de fundo a Grande Depressão norte-americana, quando milhões de pessoas perderam o emprego e muitos, anestesiados pela pobreza, foram se ancorar alguns na bebida, outros nas ilusões.
Uma dessas pessoas atiradas à vala comum da Grande Depressão é Cecília, a heroína representada por Mia Farrow, uma garçonete, cujo marido desempregado, vivia bêbado e lhe batendo.
Solitária e cansada, em dúvidas sobre o rumo da sua vida, ela refugia-se num cinema onde se dana a assistir sempre a um mesmo filme, A Rosa Púrpura do Cairo, que na sua leitura tem tudo a ver com as suas válvulas de escape.
A cada vez que vê o filme mais ela sonha com aquele mundo alegre e de gente tão feliz ali pertinho dela, na tela. Numa tarde, Cecília se vê sozinha no cinema, vendo o filme pela quinta vez, quando de repente o mocinho do filme sai da cena, rasgando a tela, e começa a falar com ela.
Rompe-se ali, naquele instante, a linha divisória entre a fantasia e a realidade. E as duas passam a conviver. A Cecília de verdade se apaixona pelo Príncipe Encantado de mentira, o mocinho do filme, e os dois apaixonados, um pelo outro, saem do cinema e ganham a cidade vivenciando o seu amor.
O mocinho quer se mostrar o bom e, pródigo, começa a comprar coisas para ela pagando tudo com o dinheiro da produção do filme, que é falso.
O filme fica parado e os produtores saem atrás do mocinho e o encontram metido em grandes encrencas. É o inevitável conflito entre o mundo da ficção e o mundo da realidade.
Tudo o que se faz na ficção tem uma lógica e um sentido. O que se faz ou se deixa de fazer na realidade tem outra lógica e outro sentido.
Não é possível misturar personagem midiática com pessoa real e querer que os dois convivam na vida real e ainda querendo que o Povo acredite que fantasia e realidade é a mesma coisa.
Foto com Felipe Klamt - Timon - 2009

HONORÁVEIS GARGALHADAS

Com Felipe Klamt

Acabei de receber este relatório, melhor, este registro das armações e artimanhas da família Sarney e dos comparsas.
Agora, com licença, vou me divertir.....


Com Palmério Doria

FORMAÇÃO SOBRE DROGAS

Com Felipe Klamt

Clique para aumentar a comunicação

O CEPOD DEVE SER FORTALECIDO

Com Felipe Klamt


1979 = 2009 = SOMENTE LAMENTO


Com Felipe Klamt e Gerações

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

FORTALECIMENTO DOS MOVIMENTOS DE ESQUERDA


Com Felipe Klamt

O comitê municipal de São Luís do Partido Comunista do Brasil esta convidando os companheiros da esquerda para prestigiarem a abertura da 12ª Conferência Municipal, a ser realizada no dia 18 de setembro, às 18h00, no auditório da Assembléia Legislativa do Maranhão.
Será um momento de fortalecimento dos movimentos partidários que poderão estar congregando e fazendo deste evento mais um espaço de convivência sadia.

TEM BLOG NOVO NA LUTA

Com Felipe Klamt

O jovem advogado Rodrigo Lago entrou na luta pela independência do Maranhão. Com o blog do Rodrigo Lago teremos um espaço de discussão da área jurídica e política.
Desejo que o Rodrigo venha com a decisão e com toda sua capacidade, esta briga precisa de gente corajosa e capacitada.
Para acessar -
http://rodlago.blogspot.com ou na lista dos com blogs parceiros.

sábado, 12 de setembro de 2009

ALGO EM COMUM ENTRE ELES





Eles não gostam da imprensa livre


Com Felipe Klamt

Fotos com Reuters – EFE – Dida Sampaio/AE - Estadão

EU NÃO CONFIO NELE

Com Felipe Klamt

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos jovens para se interessem por política e pela condução do futuro do Brasil, ao discursar, nesta quinta-feira (10), em Sobral (CE), na inauguração de escolas técnicas:
“Você serão os políticos de amanhã. Em vez de desanimarem quando vocês virem na televisão roubalheira, notícias de deputados, de senadores, em vez de desanimarem na buscas de um político perfeito, vocês têm que entrar na política, porque o político perfeito que vocês querem pode não estar em mim, mas pode estar dentro de vocês. Então, assumam a responsabilidade pelo destino deste país”, disse.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TEM JUVENTUDE PROTESTANDO

Movimento Fora Sarney - 7 setembro 2009

RESPEITEM

Com Igor Matos Lago

Ao jornal O ESTADO DO MARANHÃO

(Editoria política ou a quem de direito),

Por meio desta, venho repudiar com veemência o editorial “Nas asas da corrupção” e a matéria não assinada na página 03 da seção de política do último dia 06/09/2009 “Desvio com viagens no governo Jackson foi de 10 milhões de reais no ano” com afirmações de que eu e uma de minhas irmãs teríamos realizado viagem paga pelo erário público. Trata-se de mais uma inverdade deste jornal, ou melhor, panfleto da família Sarney, que não economiza tinta e papel para atingir a honra de seu maior adversário político – o Dr. Jackson Kepler Lago- que, diga-se de passagem, não tem jornal, rádios ou televisões para se defender das constantes informações descabidas e caluniosas.
Observa-se ainda, a predominância do falso jornalismo ou do que é vulgarmente conhecido como imprensa marrom, pois ao não conceder espaço na matéria para a contra-argumentação, por mais mínimo que seja, reforça a crença de que o ambiente deste órgão de comunicação ainda convive com os piores métodos do período da Ditadura Militar no qual o senador José Sarney consolidou o seu poder sendo um dos seus principais colaboradores civis.
Ribeirão Preto - SP - 08/09/2009

SANTA ISABEL RECEBE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ


Com Felipe Klamt

A comunidade de Santa Isabel, localizada no município de Presidente Juscelino, estará realizando no segundo domingo de outubro o primeiro evento de devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
O Círio de Nazaré de Santa Isabel será um ato de fervor a mãe de Cristo, a comunidade tem trabalhado para ampliar as estruturas que possibilitem receber os devotos de Maria de Nazaré. Construíram uma nova igreja e um galpão mais amplo para a realização dos atos religiosos e da festa de comemoração.
No mesmo final de semana esta programada a tradicional comemoração para as crianças com muitas atividades, brincadeiras, musicas, bolos, refrigerantes, sem esquecer, dos brinquedos e os sorrisos. Belos sorrisos.
Vale participar deste momento de congregação religiosa e descobrir como uma comunidade que necessita de muito pode oferecer mais que precisa.

Foto com site Wikipédia

APOSENTADORIA DO SARNEY

Com Rede do PDT

Ela "deve" R$ 2 milhões para Sarney

A blogueira Alcinéa Cavalcante enfrenta uma das piores conexões do país para levar as notícias do Amapá ao restante do Brasil. Por sua atuação na campanha de 2006, foi processada mais de 20 vezes por José Sarney. Endereço do blog:
www.alcinea.com

Alcinéa Cavalcante tem um automóvel Ka 2003, um laptop, uma linha telefônica convencional, um celular, algumas dezenas de livros de poesia, roseiras de cores variadas, dois cachorros vira-latas que não param de latir e uma mangueira na casa que herdou, mas ainda não está em seu nome. A cada ano, ela recebe uma notificação da Justiça que deixaria a maioria dos brasileiros com dor de estômago, suor frio, tremedeira. É a dívida de Alcinéa com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB): segundo ela, mais de R$ 2 milhões, com juros e multas. E aumentando. Explica-se: na eleição de 2006, quando Sarney se reelegeu senador pelo Amapá com menos folga que nas anteriores, ele processou a blogueira mais de 20 vezes. Sarney considerou abusivos posts e comentários de leitores. Num deles, enviado a ÉPOCA pelo advogado de Sarney, um leitor dizia: “Temos de mandar esse xibungo pro Maranhão, somente assim faremos justiça àquela população pilhada há anos por uma família de jagunços que se utilizam dos métodos mais desprezíveis para combater qualquer um que cruze o caminho desses viciados em corrupção”.

Alcinéa conta que ficou bem nervosa nas primeiras notificações. Não tinha advogado nem sabia o que fazer. Nos dias seguintes, passou a receber até três notificações de cada vez, e o oficial de Justiça já tomava cafezinho na casa dela. Alcinéa entregou a Deus. “Se eu devesse R$ 10, 12 mil, não dormiria, porque é um valor que, parcelando, dá para pagar”, diz ela. “Mas mais de R$ 2 milhões?” Aos 53 anos, ela é a matriarca da blogosfera do Amapá, reverenciada pelos mais jovens nos encontros ao vivo dos “blogueiros do Meio do Mundo”, na cafeteria Tom Marrom. É a dona ainda do “quintal mais bem informado de Macapá”. Pelo seu portão passa uma romaria de gente, da cultura à política. Não é Alcinéa quem vai até suas fontes, mas suas fontes que vão a ela. Debaixo de uma mangueira, ela recebe informações e bloga. Só vai à rua em busca da notícia quando pressente – ou é informada por uma fonte fiel – que a Polícia Federal se prepara para uma operação. Alcinéa passa noites inteiras de campana, para pegar a PF em flagrante. Quando consegue, o blog chega a 3 mil leitores por dia.

Alcinéa só reduz a produção do blog uma vez por ano, no Carnaval – ela adora um ziriguidum, um telecoteco. Filha de um poeta que fez história em Macapá, Alcy Araújo, e de uma professora, Alcinéa escreveu a primeira poesia aos 10 anos. Tornou-se repórter de rádio aos 13. Trabalhou em rádio, TV e jornal por quase toda a vida, mas formou-se mesmo em mecânica. Dividiu as manchetes na imprensa com o ensino sobre motores de avião, carros e navios. É funcionária federal há 31 anos, 15 deles em sala de aula. Afirma não ter partido. “Fui filiada ao PT, depois me desfiliei”, diz. “Às vezes, dou R$ 50 ao PSTU”. Quando leu um artigo sobre a internet, no início dos anos 90, Alcinéa e o único filho não sossegaram até acessar a rede por um portal de São Paulo. Pagavam interurbano. Iniciou sua aventura no mundo virtual, onde chegou a manter uma agência de notícias. Na eleição de 2004, criou o blog. E começou a mudar a relação de forças no Amapá. “A imprensa daqui depende muito dos recursos públicos, não denuncia nada que contrarie os interesses de quem está no poder”, diz. “Os blogs furam esse bloqueio. E as notícias vão para o mundo”.

O
blog de Alcinéa costuma ter brincadeiras interativas com o leitor. Em agosto de 2006, com o título de “O adesivo perfeito”, a proposta era a seguinte: “Mande fazer um adesivo com a seguinte frase: ‘O carro que mais combina comigo é o camburão da polícia’. E bote na picape daquele candidato”. Os leitores responderam com os candidatos mais variados. Um deles manifestou-se dizendo que era “um adesivo perfeito para o Sarney”. No dia seguinte, Sarney entrou com uma ação pedindo indenização e a retirada do blog do ar. Alcinéa não recuou. Postou no blog a foto de um muro da cidade, onde estava pichado “Xô, Sarney!”. Mais uma ação.Ela "deve" R$ 2 milhões para Sarney

A blogueira Alcinéa Cavalcante enfrenta uma das piores conexões do país para levar as notícias do Amapá ao restante do Brasil. Por sua atuação na campanha de 2006, foi processada mais de 20 vezes por José Sarney. Endereço do blog:
www.alcinea.com

Alcinéa Cavalcante tem um automóvel Ka 2003, um laptop, uma linha telefônica convencional, um celular, algumas dezenas de livros de poesia, roseiras de cores variadas, dois cachorros vira-latas que não param de latir e uma mangueira na casa que herdou, mas ainda não está em seu nome. A cada ano, ela recebe uma notificação da Justiça que deixaria a maioria dos brasileiros com dor de estômago, suor frio, tremedeira. É a dívida de Alcinéa com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB): segundo ela, mais de R$ 2 milhões, com juros e multas. E aumentando. Explica-se: na eleição de 2006, quando Sarney se reelegeu senador pelo Amapá com menos folga que nas anteriores, ele processou a blogueira mais de 20 vezes. Sarney considerou abusivos posts e comentários de leitores. Num deles, enviado a ÉPOCA pelo advogado de Sarney, um leitor dizia: “Temos de mandar esse xibungo pro Maranhão, somente assim faremos justiça àquela população pilhada há anos por uma família de jagunços que se utilizam dos métodos mais desprezíveis para combater qualquer um que cruze o caminho desses viciados em corrupção”.

Alcinéa conta que ficou bem nervosa nas primeiras notificações. Não tinha advogado nem sabia o que fazer. Nos dias seguintes, passou a receber até três notificações de cada vez, e o oficial de Justiça já tomava cafezinho na casa dela. Alcinéa entregou a Deus. “Se eu devesse R$ 10, 12 mil, não dormiria, porque é um valor que, parcelando, dá para pagar”, diz ela. “Mas mais de R$ 2 milhões?” Aos 53 anos, ela é a matriarca da blogosfera do Amapá, reverenciada pelos mais jovens nos encontros ao vivo dos “blogueiros do Meio do Mundo”, na cafeteria Tom Marrom. É a dona ainda do “quintal mais bem informado de Macapá”. Pelo seu portão passa uma romaria de gente, da cultura à política. Não é Alcinéa quem vai até suas fontes, mas suas fontes que vão a ela. Debaixo de uma mangueira, ela recebe informações e bloga. Só vai à rua em busca da notícia quando pressente – ou é informada por uma fonte fiel – que a Polícia Federal se prepara para uma operação. Alcinéa passa noites inteiras de campana, para pegar a PF em flagrante. Quando consegue, o blog chega a 3 mil leitores por dia.

Alcinéa só reduz a produção do blog uma vez por ano, no Carnaval – ela adora um ziriguidum, um telecoteco. Filha de um poeta que fez história em Macapá, Alcy Araújo, e de uma professora, Alcinéa escreveu a primeira poesia aos 10 anos. Tornou-se repórter de rádio aos 13. Trabalhou em rádio, TV e jornal por quase toda a vida, mas formou-se mesmo em mecânica. Dividiu as manchetes na imprensa com o ensino sobre motores de avião, carros e navios. É funcionária federal há 31 anos, 15 deles em sala de aula. Afirma não ter partido. “Fui filiada ao PT, depois me desfiliei”, diz. “Às vezes, dou R$ 50 ao PSTU”. Quando leu um artigo sobre a internet, no início dos anos 90, Alcinéa e o único filho não sossegaram até acessar a rede por um portal de São Paulo. Pagavam interurbano. Iniciou sua aventura no mundo virtual, onde chegou a manter uma agência de notícias. Na eleição de 2004, criou o blog. E começou a mudar a relação de forças no Amapá. “A imprensa daqui depende muito dos recursos públicos, não denuncia nada que contrarie os interesses de quem está no poder”, diz. “Os blogs furam esse bloqueio. E as notícias vão para o mundo”.

O
blog de Alcinéa costuma ter brincadeiras interativas com o leitor. Em agosto de 2006, com o título de “O adesivo perfeito”, a proposta era a seguinte: “Mande fazer um adesivo com a seguinte frase: ‘O carro que mais combina comigo é o camburão da polícia’. E bote na picape daquele candidato”. Os leitores responderam com os candidatos mais variados. Um deles manifestou-se dizendo que era “um adesivo perfeito para o Sarney”. No dia seguinte, Sarney entrou com uma ação pedindo indenização e a retirada do blog do ar. Alcinéa não recuou. Postou no blog a foto de um muro da cidade, onde estava pichado “Xô, Sarney!”. Mais uma ação.